
Nampula (IKWELI) – Os alunos da escola secundária de Nampula, no norte de Moçambique, acolheram, na terça-feira (9), o lançamento do concurso de poesia de folha e caneta denominado “Um mundo para me expressar”, organizado pelos poetas da cidade de Nampula em parceria com o grupo teatral Intercomédia, com o intuito de impulsionar nos alunos o gosto pela poesia e afastar a camada juvenil das drogas.
Marcelo Magalhães, Poeta e organizador do projecto, asseverou que o concurso de “poesia uma caneta, uma folha e um mundo para me expressar” surge na constatação de que a arte poética, sobretudo poesia falada não tem muita aderência a nível da província de Nampula dai a ideia de passar nas escolas de modo que os alunos possam se familiarizar e possivelmente os que estejam interessados conheçam espaços para desenvolver a arte.
“Numa primeira fase o concurso será em três Escolas como a escola secundária de Napipine, Nampula e Namicopo, por questões logísticas. O concurso vai culminar com alguns prémios para os vencedores. Este concurso vai até o mês de Novembro, onde cada Escola terá uma batalha de poesia em dois finais de semana de cada mês e cada batalha teremos eliminatórias para que cada escola tenha três poetas,” explicou Magalhães na apresentação do projecto na Escola Secundária de Nampula
De acordo com o nosso entrevistado, “o objectivo é fazer com que as mentes jovens tenham o gosto pela literatura porque a literatura transforma e forma mentes e eu sou prova viva disso. Portanto, deixo uma mensagem para quem quer abraçar essa causa, que venha com qualquer apoio que julgar necessário,” realçou.
Por seu turno, Sérgio Ramos, conhecido como Mano Txopela, membro do grupo teatral Intercomédia disse que a iniciativa visa tirar vários jovens que estão perdidos nas drogas porque, muitos jovens se desviam para caminhos malévolos, “queremos ocupar os jovens pois a literatura pode educar.”
Já Leonarda Eduardo, aluna da 11ª classe da escola em epígrafe, referiu que declamar poema é uma das formas de aprendizagem pois engloba vários aspectos da cultura geral dai que “vou a este concurso porque uma vez já declamei, tenho esperança de ganhar, e gostaria que muitos jovens aderissem também, porque vamos aprender mais com isso,” sublinhou.
Todavia, a direção da escola enalteceu a iniciativa de ocupar os jovens com conteúdos educativos, entendendo que podem se distanciar das más acções na sociedade. (Francisco Mário)
