Liupo intensifica combate a uniões prematuras e violência contra a criança

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Liupo, na província de Nampula, reafirmou, nesta quarta-feira (13), o compromisso de reforçar as acções de combate a uniões prematuras e outras formas de violência contra a criança, consideradas ameaças ao futuro das novas gerações.

A posição foi defendida pelo administrador distrital, César Nacuo, durante a apresentação do relatório da pesquisa formativa sobre Violência Contra a Criança (VAC), no âmbito da componente de Mudança Social e de Comportamento (SBC), integrada no projecto EmpowerED, implementado pela organização Save the Children.

Na ocasião, o dirigente destacou que a protecção da criança deve ser uma responsabilidade colectiva, envolvendo famílias, líderes comunitários, instituições públicas e toda a sociedade, com vista à criação de um ambiente mais seguro e favorável ao desenvolvimento infantil.

“Falar da criança não é difícil, porque todos nós já fomos crianças. Basta cada um de nós recordar-se de algum marco infantil, então pode muito bem contribuir para a melhoria deste debate. As crianças precisam de atenção, cuidados de nós adultos, que somos crianças de ontem. Pelo que queremos ver Liupo livre de uniões prematuras e de qualquer tipo de violência contra a criança”, afirmou César Nacuo.

O administrador reconheceu igualmente o trabalho desenvolvido pela Save the Children no seu distrito, defendendo maior aprofundamento das intervenções voltadas à protecção dos direitos da criança, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis.

Segundo Nacuo, as crianças devem ser tratadas com responsabilidade e sensibilidade, por representarem a esperança e o futuro do distrito e do país.

As uniões prematuras continuam a ser apontadas como um dos principais desafios sociais que afectam o desenvolvimento e a educação das raparigas, contribuindo para o abandono escolar e limitando oportunidades de crescimento pessoal e profissional. (Malito João)

Hot this week

Jovens de Moma apostam no futebol para combater consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – O campeonato recreativo de futebol Wiwanana...

Realização de uma Assembleia Geral da APBN: Demora compromete actividades do basquetebol em Nampula

Nampula (IKWELI) – Os sucessivos adiamentos para a realização...

Insólito em Napipine: Pato assado cai de avião mágico

Nampula (IKWELI) – Os moradores da zona residencial de...

Nampula: Edilidade comemora 70 anos da urbe com o marco de aumento de receitas

Nampula (IKWELI) – A colecta de receitas pelo município...

Tchaiane clama pelo ensino secundário

Nampula (IKWELI) – Os residentes da localidade, no distrito...

Topics

Jovens de Moma apostam no futebol para combater consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – O campeonato recreativo de futebol Wiwanana...

Insólito em Napipine: Pato assado cai de avião mágico

Nampula (IKWELI) – Os moradores da zona residencial de...

Nampula: Edilidade comemora 70 anos da urbe com o marco de aumento de receitas

Nampula (IKWELI) – A colecta de receitas pelo município...

Tchaiane clama pelo ensino secundário

Nampula (IKWELI) – Os residentes da localidade, no distrito...

UCM prepara estudantes para os desafios do mercado de trabalho

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Comunicação...

Acompanhantes celebram reabertura das casas de banho no HCN

Nampula (IKWELI) – Acompanhantes de pacientes do Hospital Central...