A Viagem na Imaginação chega em Nampula

Nampula (IKWELI) – Foi lançada na última quinta-feira (30) de abril, na cidade de Nampula, a obra literária com o título “A Viagem na Imaginação” do escritor e presidente do Grupo de Escritores de Nampula, Michael Nivorocha, abordando temas que residem na capacidade de desfazer a fronteira entre a realidade e a fantasia, despertando emoções que se julgam esquecidas.

A obra de 57 (cinquenta e sete) poemas, traz um olhar holístico, com um pouco de tudo dos conteúdos literários universal, ao apresentar temáticas que partem da meta-poética.

Segundo o autor, a obra está mergulhada nos acontecimentos sociais, ou seja, apresenta temáticas que exploram assuntos como amor, dor, o ódio e outros temas que levam os seres humanos a introspeção no sentido de encontrar o sentido da existência, assim como a pertinência do uso da imaginação. Isto é, cada verso é um apelo ao autoconhecimento, ao conforto com as emoções mais profundas e a reflexão sobre as complexas relações humanas.

“A imaginação leva a mudança significativa porque é dela que vem o pensamento, enquanto não houver a imaginação acho que o pensamento não vai existir. O processo de criação de qualquer coisa é o fruto da imaginação. Então, este pensamento tem como resultado de contribuir para o melhor, mudanças positivas. É impossível o ser humano viver sem imaginação, apenas a diferença reside de alguns materializarem e os outros ficarem na sua imaginação,” disse o autor da obra.

O escritor exorta aos jovens a terem coragem sobre as diferentes peripécias da vida e seguirem em frente, “mesmo em situações mais difíceis da existência humana, as vezes o cérebro faz questões e não existem repostas, então, coragem é o auge da fadiga,” sublinhou. 

De acordo com Nivorocha, “o poeta nasce quando não pode falar com mundo, pega na caneta e exprime tudo o que lhe aparece na alma, quele momento que acha que não é compreendido pela sociedade, entra no seu interior para se expressar.”

Michael Nivorocha nasceu no bairro de Murrapaniua, na cidade de Nampula, é escritor, também activista literário, participou em diversas antologias de poemas e contos.”  (Francisco Mário)

Hot this week

Governo de Nampula envolve Parlamento Infantil no espaço de luta contra a desnutrição crónica

Nampula (IKWELI) – A secretária do Parlamento Infantil da...

UniRovuma e Instituto Camões perspectivam expansão da cooperação académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e o...

Shakeel Ahmad desafia investidores a transformar potencial de Nampula em riqueza

Nampula (IKWELI) – A margem da Feira Económica de...

NACEPI “impõe-se” na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A NACEPI, uma empresa do Conselho...

Topics

UniRovuma e Instituto Camões perspectivam expansão da cooperação académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e o...

NACEPI “impõe-se” na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A NACEPI, uma empresa do Conselho...

Pereira rende homenagem ao povo de Nampula

Nampula (IKWELI) – O antigo Secretário do Estado da...