CEP apresenta-se a AP de Nampula para a prova dos 9

Nampula (IKWELI) – Arrancou, nesta terça-feira (21), a IV sessão ordinária da Assembleia Provincial (AP) de Nampula tendo na agenda a apreciação da Conta de Gerência dos Órgãos de Governação Descentralizada, o Plano de Orçamento Provincial (POP) 2026 reajustado e o Relatório de Execução do Plano e Orçamento do Conselho Executivo Provincial referente ao ano de 2025.

De acordo com Amisse Ibraimo Mahando, presidente da Assembleia Provincial, a execução das actividades por parte do executivo no ano de 2025 foi louvável, apesar dos vários desafios enfrentados ao longo do período.

“Como é do vosso conhecimento, em setembro do ano passado aprovamos o plano de orçamento para este ano 2026 e depois desse documento foi ao nível central teve algumas alterações, houve acréscimo àquele que foi o limite orçamental da província então é dever da Assembleia Provincial reunir para apreciar e aprovar este plano de orçamento ajustado. Também vamos apresentar aqui o relatório da fiscalização feita pela assembleia provincial,” disse.

Mahando reconheceu que o ano de 2025 foi marcado por inúmeros desafios, destacando que se tratou de um período de implantação tanto da Assembleia Provincial, como do Conselho Executivo Provincial.

“Foi um ano de implantação do próprio Conselho Executivo, o orçamento para 2025 só aprovamos no mês de Maio e contudo vivemos e sabemos de vários constrangimentos, ciclones, depois a insurgência que tivemos dos terroristas que no distrito de Memba, de uma forma geral apesar de que ainda não começamos com os debates com base na fiscalização feita podemos afirmar que houve avanços, houve realização de algumas actividades entre elas a abertura de novas salas de aula, construção e reabilitação de novos furos e sistemas de abastecimento de água, então reafirmamos de viva voz que apesar dos constrangimentos vividos no ano 2025, houve avanços na nossa província.”

O presidente da Assembleia Provincial de Nampula acrescentou ainda que, em termos percentuais, a execução das actividades realizadas pelo executivo provincial durante o ano de 2025 ronda os 65%, um indicador que, segundo afirmou, demonstra progresso, mesmo diante dos constrangimentos enfrentados. (Malito João)

Hot this week

População de Mukhurua vive da água das condutas danificadas

Nampula (IKWELI) – Os residentes da zona de Mukhurua,...

UniRovuma elogiada por recuperar o tempo perdido de estudantes do 1º ano

Nampula (IKWELI) – Os estudantes do 1º ano da...

Arrancam obras da Praça do Metical na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Arrancaram nesta terça-feira (21) as obras...

Fundação Salimo Abdula promove diálogo intergeracional para inspirar jovens mulheres

Maputo (IKWELI) – A Fundação Salimo Abdula (FSA), no...

Topics

População de Mukhurua vive da água das condutas danificadas

Nampula (IKWELI) – Os residentes da zona de Mukhurua,...

Arrancam obras da Praça do Metical na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Arrancaram nesta terça-feira (21) as obras...

Alto Molócuè está sem combustível

Alto Molócuè (IKWELI) – A vila de Álto Molócuè,...

Guerra civil no Sudão já fez mais de 150 mil mortos desde 2023

Washington (IKWELI) – A guerra civil no Sudão, que...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img