Águia Azul também aposta no futebol feminino em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação Desportiva Águia Azul Futebol Clube de Nampula vai, a partir deste ano, movimentar o futebol feminino nas suas diferentes categorias, tendo como um dos objectivo salvaguardar as raparigas que vezes sem conta são vulneráveis a vários acontecimentos da sociedade.

Os trabalhos para tornar esse desejo numa realidade arrancaram na última segunda-feira (13), através de inscrição de meninas interessadas em fazer parte aquele projecto de formação.

Numa primeira fase, os treinos decorrem no período matinal no campo da Subestação, no bairro de Muatala, o mesmo período   em que tem lugar as camadas de formação do futebol masculino.

O nível de aderência das meninas encoraja os dirigentes de Águia Azul de Nampula, a quem acredita que dentro de pouco tempo será definido o plantel da equipa principal. Apesar de tratar-se de uma fase inicial, Dionildo Bernardo, Secretário-geral daquela agremiação desportiva, disse exclusivamente ao Ikweli que se pretende que as meninas possam competir nos campeonatos oficiais programados para a prese te época desportiva.

“Realmente, este ano começamos a movimentar o futebol feminino. Houve um ano que tentamos e foi maravilhoso, mas, por várias razões aquela iniciativa parou. Agora estamos de volta e em grande. Desta vez acreditamos que viemos para ficar, queremos que a Águia Azul seja uma referência no futebol feminino ao nível da província de Nampula, da região norte e quiçá a nível nacional”, começou por dizer Dionildo Bernardo, Secretário-geral de Águia Azul de Nampula.

“Queremos contribuir na vida dessas meninas. É sabido que em Nampula há pouca valorização do futebol feminino, então nós queremos influenciar positivamente, de maneiras que outros clubes também levem à sério este tipo de entretenimento. Nós acreditamos que se muito tempo as meninas estiverem a jogar muita maldade poderá passar longe delas. Aliás, nós pensamos que a partir do desporto elas possam criar muitas oportunidades nas suas vidas”, acrescentou Dionildo Bernardo.

“Dentro de pouco tempo vão começar as competições na Associação Distrital de Futebol de Nampula, então nós queremos que as nossas meninas estejam lá a competirem. Se elas estiverem bem, claros que conquistar as provas será a nossa maior alegria, porque isso vai engrandecer o clube. Conquistando as competições do nível provincial, isso vai abrir espaço para pensarmos na fase regional e as provas nacionais”, precisou a fonte.

Para além do futebol feminino, a Águia Azul de Nampula também está apostada no futebol de formação em masculino, por isso neste momento a agremiação movimenta os iniciados, juvenis e juniores, para além da equipa sénior masculina que se encontra a militar no campeonato provincial de futebol, o Nampulense da presente temporada futebolística. (Constantino Henriques)

Hot this week

Frelimo em Nampula busca 150 delegados para a reunião nacional de quadros

Nampula (IKWELI) – Membros do comité provincial do partido...

Alemanha compromete-se a dar continuidade ao apoio ao sector agrário em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Alemanha compromete-se a continuar a...

Abibo Momade Rajabo é o novo autarca de Angoche

Nampula (IKWELI) – Abibo Momade Rajabo é o novo...

Sérgio Age: O colaborador que o governador de Nampula precisava para “limpar” as ruas

Nampula (IKWELI) – Jovem general e dedicado, Sérgio Age,...

Topics

Frelimo em Nampula busca 150 delegados para a reunião nacional de quadros

Nampula (IKWELI) – Membros do comité provincial do partido...

Alemanha compromete-se a dar continuidade ao apoio ao sector agrário em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Alemanha compromete-se a continuar a...

Abibo Momade Rajabo é o novo autarca de Angoche

Nampula (IKWELI) – Abibo Momade Rajabo é o novo...

AMUCINA prepara retirada de crianças de rua em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação dos Munícipes da Cidade...

Ikweli Galardoado como Melhor Comunicação e Promoção de Destinos 

Nampula (IKWELI) – O Ikweli foi reconhecido durante a Gala de...

Governador de Nampula advoga benefícios do turismo para as comunidades locais

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...