
Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) anunciou nesta quinta-feira (19) que a partir do corrente ano académico vai priorizar mais investimentos em laboratórios, oficinas, campos experimentados e outros espaços académicos que permitam a realização de mais aulas práticas para os seus estudantes.
Com efeito, a universidade realizou um seminário sobre práticas técnico profissionalizantes e estágios nesta quarta-feira, que decorreu sob lema “Ensino, práticas e Estágio: Pilares da Formação Profissional de Qualidade”.
Mário Brito, reitor da UniRovuma, assegurou que os planos a integração dos planos da instituição de forma estruturada e monitorável no cumprimento das práticas, como actividade indispensável para a qualidade da formação do homem.
Entretanto, Mário Brito exortou as direções das unidades orgânicas, acadêmicas e administrativas na tomada de responsabilidade de planificar e priorizar investimentos na melhoria de condições para práticas internas.
“A excelência acadêmica exige metodologias de aprendizagem activas, baseada em problemas reais da nossa sociedade, também exige investimento, acompanhamento rigoroso dos estudantes nas experiências práticas.”
O reitor da UniRovuma compreende que a prática das aulas não pode ser vista apenas como actividade complementar do processo de formação, mas deve ser assumida como eixo estruturante da formação.
“O estágio e as práticas tecnológicas não são apenas preparação para o mercado do trabalho, mas sobretudo fomentar a capacidade de criar oportunidade de emprego e garantir o desenvolvimento local. Queremos uma universidade que produz conhecimento aplicável e inovação, além disso, esperamos que estágios e práticas que resultem propostas concretas,” concluiu a fonte. (Nelsa Momade)

