
Nampula (IKWELI) – Algumas mulheres do bairro de Namicopo, na cidade de Nampula, queixam-se da falta de compromisso matrimonial por parte de alguns homens, que alegam não estarem ainda preparados para o efeito.
Segundo relatos, há homens que se fazem de noivos como forma fácil de usar e abusar emocionalmente das mulheres, optando depois por abandoná-las.
Na cidade de Nampula, este cenário tem-se tornado frequente, onde uma boa parte das mulheres continua a viver na casa dos pais, apesar de terem um jovem que se apresentou como namorado oficial. No entanto, segundo elas, muitos destes relacionamentos não passam de “mafias” com o objectivo de enganar, usar e descartar a mulher.
Mira Calisto, residente em Namicopo, disse que não guarda boas lembranças do passado, pois “tinha um jovem que vinha aqui em casa, se apresentou e trazia quase tudo, mas o tempo vinha passando sem sequer dizer algo em termos de plano para a gente mudar da casa dos meus pais. Quando passaram três anos, disseram-me que tinha uma outra namorada no Piloto [um outro bairro], que também tinha se apresentado, e depois abandonou-me sem me dizer nada. Tenho certeza que já tinha-me usado e não queria mais nada comigo. Agora já abri olhos e nenhuma mulher deve aceitar homem se apresentar e ficar três anos ou mesmo um ano sem a mulher sair da casa dos seus pais, porque poderá terminar em decepção,” testemunhou.
Otília Sebastião contou que a situação é frequente em Nampula, onde muitos homens aproveitam-se das mulheres com o pretexto de que “estão a preparar o casamento”, passando anos sem materializar o compromisso.
“As mulheres devem tomar cuidado, porque o plano dos homens hoje em dia é muito violento. Não gostam de seriedade, só querem brincar com as mulheres e depois ir embora. Então as mulheres devem tomar cuidado: saber quem tem planos para o futuro e quem só vem para nos usar e deixar,” disse.
Maria Bonifácio, também residente em Namicopo, afirma que já presenciou casos semelhantes, citando o exemplo de um homem que se fazia passar por bom rapaz, mas que oficializou a sua filha há mais de quatro anos sem apresentar um projecto definitivo de casamento. Do relacionamento nasceram quatro filhos, mas mesmo assim o jovem nunca levou a mulher para sua casa.
“Eu agradeço, porque aquele jovem já me ensinou muito. Vinha como bom jovem, se apresentou como namorado oficial, mas acabou abandonando sem uma justificação. Então agora, com outras minhas filhas, tenho que ser muito exigente. Quer casar, tem somente um mês no máximo, porque há muitos mafiosos a andar por aí a enganar mulheres,” disse.
Por outro lado, alguns homens ouvidos pelo Ikweli atribuem a culpa às mulheres, alegando falta de seriedade por parte delas. “Basta você oficializar uma mulher, ela pensa que é tudo. Andam a namorar com qualquer homem pensando que já tenho namorado oficial, então isso coloca o homem a pensar que a mulher é mafiosa,” justificou Nahipa Momade.
Abdala Hassane responsabiliza também os pais das mulheres, por permitirem que os homens permaneçam anos e anos sem assumir o casamento.
“Os pais da mulher devem abrir os olhos, porque não se justifica um pai ver que o genro está há mais de cinco anos sem levar a sua esposa depois de se apresentar. Devem obrigar a sair ou dizer a verdade: se quer casar ou não,” defendeu. (Malito João)

