Nampula (IKWELI) – O ano lectivo 2026 somente abre a 27 do corrente mês, em consequência das cheias e outros eventos climáticos extremos que assolaram o país, e a província de Nampula tem vindo a engajar-se para que tudo corra sem sobressaltos.
Com efeito, nesta terça-feira (10), o director provincial da Educação de Nampula, William Tunzine, reúne os líderes chaves do sector, de forma a discutir a operacionalização dos instrumentos normativos do ano lectivo.
No seu sítio de internet, a instituição explicou que a reunião decorreu de forma híbrida, garantindo, assim a participação dos actores que encontram-se fora da capital provincial.
Estiveram em discussão aspectos voltados ao processo de ensino e aprendizagem, com destaque para a operacionalização dos alunos da 9ª classe, o estágio de implementação dos programas da 10ª classe e a situação das disciplinas omitidas no plano curricular de 2022.
Na ocasião, Williamo Tunzine destacou que a iniciativa reforça o empenho da direcção provincial na consolidação de um sistema educativo cada vez mais eficiente, resiliente e capaz de responder aos desafios actuais do sector na província de Nampula.
Outro ponto de destaque foi a introdução de estratégias para a implementação de três turnos nas escolas com elevado número de alunos no curso diurno. A medida visa responder à crescente procura por vagas, melhorar a gestão dos espaços escolares e assegurar maior acesso ao ensino secundário com qualidade. (Redação)






