Nampula (IKWELI) – O distrito costeiro de Nacala está a liderar o número de óbitos por cólera na província de Nampula, tendo registado, até ao momento, 10 vítimas mortais.
Em sessão do Comitê Operativo de Emergências (COE), Morchido Momade, administrador de Nacala, disse que a situação que agrava-se com o fraco saneamento do meio e fornecimento deficitário de água preocupa, sobremaneira, ao governo.
Momade disse que o Centro de Tratamento de Cólera (CTC) aberto em Nacala conta, actualmente, 45 pacientes internados.
“Continuamos a intensificar as campanhas de sensibilização para a redução dos casos,” disse o administrador, que afiançou que 726 casos ambulatórios foram registrados na circunscrição que dirige.
O administrador de Nacala-Porto entende que a desinformação continua presente no seio das comunidades e que o baixo nível de abastecimento de água tem contribuído para o aumento dos casos e dos óbitos por cólera.
“Preocupa-nos ainda o facto de as crianças estarem a ser afectadas pela cólera. A falta de água, o fraco saneamento do meio e a desinformação constituem uma realidade preocupante para as autoridades competentes. Queremos reforçar o nosso apelo, dizendo que esta causa é de todos e que há necessidade de colaboração no combate à doença”, acrescentou.
De acordo com o Boletim da Cólera n.º 142, de 06 de fevereiro de 2026, o distrito de Nacala contabiliza 726 casos ambulatórios, 1.139 altas, 10 óbitos e 45 pessoas internadas no momento.
Para além disso, os distritos de Memba e Eráti também registam casos preocupantes de cólera, de acordo com o documento. (Nelsa Momade)





