Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo, procede esta sexta-feira, 30, à inauguração da Fábrica de Processamento de Grafite de Nipepe, na Província de Niassa, um empreendimento enquadrado na Estratégia de Industrialização de Moçambique.
Num investimento de cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos – o equivalente a cerca de 13 mil milhões de Meticais –, a construção da referida unidade de produção resulta dos esforços de facilitação do Investimento Estrangeiro em Moçambique, neste caso para a maximização das potencialidades dos recursos minerais do nosso país.
“A implantação da Fábrica de Processamento de Grafite na Povoação de Muichi, no Distrito de Nipepe, na Província do Niassa, sinaliza a aposta de Moçambique em garantir, sempre que possível, a exploração dos nossos recursos naturais nos locais da sua ocorrência, com o que se maximiza o seu potencial”, considera o Chefe do Estado.
A Fábrica de Processamento de Grafite, um minério capital para a produção, de entre outros, de baterias, facilitará o acesso ao emprego a centenas de moçambicanos, em particular jovens, para além de outros benefícios tangíveis para o povo moçambicano. (Redação)






