Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a preparar a implementação de um novo sistema de gestão académica, que deverá melhorar o controlo dos processos internos, facilitar o acompanhamento académico dos estudantes e reduzir atrasos em serviços como a emissão de certificados e históricos escolares.
A informação foi tornada pública durante a abertura das actividades institucionais do ano académico de 2026, no âmbito da 1.ª Sessão do Conselho de Directores alargado, que decorre entre quinta e sexta-feira (22 e 23 de Janeiro).
De acordo com a direcção, o novo sistema faz parte das iniciativas de modernização administrativa da universidade e deverá contribuir para maior eficiência, transparência e melhor qualidade no atendimento aos estudantes.
No mesmo encontro, o Reitor da UniRovuma, Professor Doutor Mário Brito dos Santos, agradeceu à equipa directiva pelo esforço demonstrado em 2025, mas alertou para a necessidade de maior proactividade por parte de algumas unidades académicas, defendendo que as Faculdades devem assumir um papel mais activo na geração de projectos financiados, como forma de ajudar a reduzir os constrangimentos financeiros da instituição.
Mário Brito dos Santos anunciou ainda a possibilidade de reestruturação de algumas Faculdades, incluindo cursos de Educação Física e Educação Visual, que poderão ser transformados em Escolas Superiores.
Por seu turno, o Vice-reitor para a Área Académica, Ibraimo Mussagy, destacou os avanços alcançados pela UniRovuma e apelou a uma supervisão mais activa para reduzir atrasos nas defesas e na emissão de certificados. (Redação)






