Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) lançou um movimento de solidariedade com vista a apoiar as vítimas das cheias que assolam o país, com maior incidência nas regiões sul e centro, com o objectivo de minimizar o sofrimento das populações afectadas.
Numa nota de solidariedade tornada pública, a instituição refere que o país atravessa um momento particularmente difícil, marcado por perdas de vidas humanas e pela privação de bens essenciais a inúmeras famílias, uma situação que não pode deixar a Universidade indiferente.
“Neste momento particularmente difícil, em que se registam perdas de vidas humanas e muitas famílias ficaram privadas dos seus bens essenciais, a Universidade Rovuma não pode ficar alheia a esta situação calamitosa. Por esta razão, cria-se um movimento geral de solidariedade para com as vítimas das intempéries”, lê-se no documento.
De acordo com a UniRovuma, a iniciativa visa mobilizar toda a comunidade universitária — estudantes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores — para uma participação activa na angariação de bens não perecíveis.
“Convidamos toda a comunidade universitária — estudantes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores — a associar-se a esta iniciativa solidária, através da doação de bens não perecíveis”, refere a nota.
As doações deverão ser entregues nas Unidades Orgânicas Académicas e Administrativas, sob a coordenação da Direcção de Serviços de Acção Social, em Nampula, bem como nos Departamentos de Serviços Sociais dos Institutos Superiores de Niassa, Cabo Delgado, Pemba e Nacala, até ao dia 27 de Fevereiro de 2026.
Com vista a garantir a organização e a transparência do processo, a Universidade determinou a criação de pontos de recolha em cada Unidade Orgânica.
“Cada pequeno gesto pode fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, reforça a Universidade Rovuma. (Redação)





