Nampula: Há um ano que mais de 7 milhões de pessoas ganharam um tio na direcção da província

Nampula (IKWELI) – Desde cedo (mesmo quando pleiteava) pediu para fosse chamado e tratado por “tio Salim”, porque disse que aos mais de 7 milhões de habitantes que a província de Nampula tem podia lhes dar um tio, pois dinheiro não tenho para oferecer.

Mas, na gíria macua, um tio é aquele que resolve os problemas dos sobrinhos, orienta e mostra o caminho correcto.

Empossado a 22 de janeiro de 2025 como governador da província de Nampula, após, como cabeça-de-lista pelo partido Frelimo, vencer as eleições no ano anterior, Eduardo Mariamo Abdula, o tio Salim do povo de Nampula, destacou-se no seu primeiro ano de governação na procura contínua e incansável por soluções dos problemas que apoquentam a população, como também na presença nas comunidades.

Nem sempre tem sido fácil encontrar essas soluções, mas o seu engajamento e proximidade com a população, sector privado, sociedade civil, parceiros de cooperação, académicos, individualidades e líderes religiosos e comunitários tem lhe facilitado a encontrar saídas.

Ainda no seu primeiro trimestre na direcção executiva da província, Eduardo Abdula foi confrontado com eventos climáticos extremos, para uma província que tinha parte dos seus distritos destruídos em consequência das manifestações, alegadamente pós-eleitorais.

A segurança na província andava tremida. Se por um lado há gente que reivindicava resultados eleitorais destruindo bens públicos, privados e de singulares, por outro, havia malfeitores que aproveitavam-se da situação.

Os distritos de Eráti, Memba, Lalaua, Larde e Malema estavam numa situação complicada. A população não podia circular livremente. Mas é o tio eleito pelos nampulenses que trouxe, a todo o custo, a tranquilidade nesses pontos, incluindo Mogovolas. “Desmobilizou” naparamas e retraiu terroristas.

Largamente a província estava dividida, com estradas e pontes destruídas. Mesmo não sendo atribuição dos órgãos de governação descentralizada, tio Salim mobilizou apoios e foram melhorados e/ou construídos desvios que garantem, até agora, a circulação de pessoas e bens.

Ousado, corajoso e destemido, Abdula sempre foi a fundo para resolver os problemas. Enquanto preocupava-se com a situação de segurança na província, também procurava meios para a melhoria das condições de vida dos cidadãos, mobilizando investimentos e mantendo os já existentes.

Eduardo Mariamo Abdula teve de perder a maioria das 365 noites que dirige a província, para garantir que “os seus sobrinhos” tivessem tranquilidade.

Com visão para o futuro, mas com benefícios imediatos, o governador liderou a organização de 3 principais eventos em 2025, nomeadamente a I Conferência Internacional de Nutrição e Agronegócios (CINA), a “revolucionária Feira Económica [Provincial] Económica de Nampula (FENA) e o Fórum de Malária.

Ainda neste primeiro ano, a província foi distinguida, na Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025), como Melhor Província Expositora e Província Revelação. Igualmente, Nacala, o maior entrepostos comercial do norte de Moçambique, viu-se incluso na rota do companhia aérea sul africana Airlink, como resultado dos lobbies do governador Abdula.

Enquanto em Mutuali, no distrito de Malema, não se podia dormir tranquilamente por conta dos naparamas que tinham desalojado o Estado, tio Salim, também, não pegava no solo na sua residência oficial. Mobilizou-se e foi a Mutuali “negociar” com os naparamas, os quais renderam-se e entenderam que estavam exigindo erradamente a sua participação no processo de governação local.

Se no passado dirigentes tinham dificuldades de entrar no mercado Juma, no distrito de Nacala, com tio Salim foi diferente. Desceu ao Juma, entrou no Waresta [principal mercado grossista do norte de Moçambique], foi ao mercado Novo [no centro da cidade de Nampula] e esteve no mercado da Estação, em Angoche, onde foi recebido em apoteose.

Combatido por uns, mas acolhido pela maioria, Eduardo Abdula lançou uma nova identidade turística e cultural para Nampula: Wamphula Noophiya. É com esta celebre marca que, na actualidade, a mais populosa província do país é agora reconhecida.

O bairro de Namicopo tido, no passado, como o sinônimo da criminalidade, ganhou uma nova reputação, pois o governador tratou de sensibilizar e mostrar ao mundo que, afinal, Namicopo, também, tem o seu potencial. Gente pacífica e disposta a participar activamente no processo da construção de um país melhor.

Pescadores e produtores agrícolas ganharam novos meios para o incremento da produção e produtividade. Por exemplo, Malema passou a produzir batata reno de qualidade.

Alérgico a corrupção, tio Salim, durante este primeiro ano de governação, tirou sono a gente que estava habituada a “mamar” do Estado sem nada ter que fazer. Alias denunciou várias entidades, sobretudo as que ganharam obras do Estado, receberam mais de 130% do valor das obras e nada fizeram.

Ainda com toda essa intervenção, tio Salim, sempre acompanhado pela esposa, Nazira Abdula, prestou apoio aos sobrinhos que necessitavam de meios para “se aguentar”, oferecendo meios alimentares, melhorando as suas habitações, incluindo dando meios de compensação.

Já no último trimestre de 2025, uma onda de deslocados por terrorismo abalou a província de Nampula. População dos postos administrativos de Mazua e Chipene, no distrito de Memba, fugiu das suas terras, temendo a morte. A sede do posto administrativo de Alua foi o principal ponto encontrado para a sua segurança. Foram milhares de pessoas que fugiram, umas porque estiveram próximo do inimigo, outras por boatos.

Esta situação deixou o governador abalado, por isso teve de instalar-se em Alua por umas noites. Foi a Chipene e Mazua, in loco, avaliar a situação. Mobilizou e continua a mobilizar apoios para os deslocados, tanto é que, voluntariamente, a população acabou regressando as suas zonas de origem.

E como os sobrinhos o vêm?

Muitas vezes o Ikweli cobriu as visitas de campo do governador e a população sempre o acarinha, tendo-o como a esperança que Nampula precisava.

“Nunca antes tínhamos visto um governador assim,” comenta a população que partilha o mesmo pastel [badjia], doce de amendoim, ou então maçaroca assada, com o governador.

“É nosso esse,” gritam jovens em mercados e pontos aglomerados de táxis de mota quando o governador passa.

João Saraiva, que vive em Aube, conversou com o Ikweli e disse que “no passado era muito difícil tocar na mão de um governador, mas hoje “ganhamos abraços e comemos no mesmo prato.”

“Por acaso, Nampula precisava de um homem como o tio Salim. Ele é de todos, não tem desprezo. Trata-nos com carinho a todos,” comenta Zaina Ibraimo, de Nacala.

Em Lalaua, o governador é esperado com ansiedade. “Sabemos que as coisas não estão boas, mas temos a certeza que o governador quando chegar a Lalaua virá com soluções para os nossos problemas, sobretudo as vias de acesso,” disse Josefina Mário, que reside na vila de Lalaua. (Redação)

Hot this week

Chapo destaca Luísa Diogo como exemplo de patriotismo e serviço ao Estado

Maputo (IKWELI) - O Presidente da República de Moçambique,...

Nicutha recebe restos mortais de uma mulher assassinada por desconhecidos 

Nampula (IKWELI) – O corpo de uma mulher, de...

População denuncia cobranças para uso da ambulância em alguns distritos de Nampula

Nampula (IKWELI) – A população da província de Nampula,...

Detido membro do policiamento comunitário que colaborava com larápios em Natikiri

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

4 Sobrinhos tentam sem sucesso matar o tio acusando-o de feitiçaria em Nampula

Nampula (IKWELI) – Quatro jovens da mesma família tentaram...

Topics

Chapo destaca Luísa Diogo como exemplo de patriotismo e serviço ao Estado

Maputo (IKWELI) - O Presidente da República de Moçambique,...

População denuncia cobranças para uso da ambulância em alguns distritos de Nampula

Nampula (IKWELI) – A população da província de Nampula,...

Detido membro do policiamento comunitário que colaborava com larápios em Natikiri

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

4 Sobrinhos tentam sem sucesso matar o tio acusando-o de feitiçaria em Nampula

Nampula (IKWELI) – Quatro jovens da mesma família tentaram...

Daniel Chapo felicita presidente do Uganda pela reeleição

Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Francisco...

Governo local denuncia sabotagem no fornecimento de água pela AdRN

Nacala (IKWELI) – O administrador do distrito de Nacala,...

Governo decreta luto nacional pela morte de Luísa Diogo

Maputo (IKWELI) – O Governo de Moçambique decretou, nesta...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img