Boxe “entra” em Namicopo

0
275

Nampula (IKWELI) – O bairro de Namicopo, na cidade de Nampula, acolheu no pretérito fim-de-semana, combates de boxe envolvendo jovens oriundos de diferentes partes da urbe, uma iniciativa da comissão organizadora do desporto motorizado daquela circunscrição geográfica.

Os combates foram realizados nos intervalos entre as mangas da corrida de motorizada, uma das modalidades com maior popularidade, na actualidade, com palco montado no campo de Namicopo, vulgarmente conhecido por “campo de Hanane”.

Consta dos objectivos da incorporação do boxe nas corridas de motorizada, proporcionar mais divertimento ao público que acorre o campo de Namicopo, para além de contribuir para alavancar o pugilismo na mais populosa província de Moçambique, numa altura em que a modalidade enfrenta enormes desafios a nível de Nampula, destacando-se o défice na promoção de competições aliada a falta de ringues profissionais.

Para Yoossen Hanane, responsável da comissão organizadora do desporto motorizado, em Namicopo, com a prática de boxe naquele bairro a modalidade sai a ganhar, a medida em que novos praticantes poderão surgir à medida que as partidas forem acontecendo. 

“Este ano decidimos em dar incluir outras modalidades. Como viu hoje, introduzimos o boxe, é uma modalidade que na nossa região está a cair um bocadinho, graças a Deus outras regiões está-se a lutar, como por exemplo Maputo. Então, queremos dar oportunidade a eles. Hoje demos o primeiro passo, não houve muita afluência, mas estou extremamente satisfeito com aquilo que vi aqui e vamos apostar nisso”, disse Yoossen Hanane.

“Nós não fazemos parte do boxe na província, mas um dos dirigentes aproximou-nos e fez-nos esse convite no ano passado, mas por força maior não foi possível, mas este ano pensamos, reflectimos e encontramos uma janela de oportunidade. É mais para eles, não para nós porque nós estamos focados ao desporto motorizado, mas temos aqui uma oportunidade para darmos uma mãozinha a eles e, com isso, não saímos a perder, pelo contrário saímos a ganhar, porque além de alavancar a modalidade deles, eu vi muita gente, sobretudo as crianças, que se empolgou. Então, esta modalidade vai atingir outras pessoas, e isso é muito bom”, prosseguiu Yoossen Anane.

“Eu vi que esta exibição incentivou muita gente, eu vi muitas pessoas aqui fora a fazerem alguns truques, então, eu estou muito satisfeito com aquilo que fizemos hoje, embora ainda não é nada, mas estou extremamente satisfeito”, reiterou, o sucessor de Abdul Hanane.

Para os pugilistas, o acto representa uma oportunidade de competir no meio de público, pois, o dia em que forem aos campeonatos nacionais vão encarar o público com naturalidade.

“Estou muito agradecido por este evento porque nunca fomos chamados num sítio como este onde está cheio do público. Espero que o público goste, vamos fazer de tudo para mostrarmos que Nampula também tem talento. É muito bom competirmos no meio do público, porque coisas assim acontecem nos campeonatos nacionais. Então, para os atletas que nunca competiram em nacionais, a partir daqui vão perder a timidez, por isso digo que, estou mito agradecido e espero que nos chamem mais vezes”, disse Samir Abubacar, representante dos pugilistas. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui