Nampula (IKWELI) – Os Estados Unidos da América (EUA) garantem continuar a canalizar apoios, no sector da saúde, com maior destaque para o combate ao HIV/SIDA, tuberculose e malária, doenças que mais ceifam vidas no país.
A informação foi avançada pela Encarregada de Negócios na Embaixada dos EUA em Moçambique, Abigail L. Dressel, nesta quarta-feira (10), durante uma visita de cortesia ao Secretário de Estado na Província de Nampula, Plácido Pereira.
“Os Estados Unidos continuam a ser o melhor doador no sector de saúde aqui em Moçambique como os programas de HIV e SIDA, tuberculose e malária, o que vai ajudar Moçambique a tratar-se por si próprio, e estamos a transferir essa assistência cada vez mais para Moçambique, para o próprio governo estar a usar muito mais estes fundos para fortalecer o próprio sistema de saúde.”
O gás também constitui uma das áreas de interesse dos EUA em Moçambique, com um financiamento a rondar os 4.7 mil milhões de dólares.
Por outro lado, o Secretário do Estado na província de Nampula, Plácido Pereira, entende que este território tem grande potencial de areias pesadas, e quer que os mesmos sejam explorados. “Moçambique, sobretudo na província de Nampula tem grande potencial de areias pesadas, mas o que nós queremos é que esses recursos sejam explorados para o benefício da sua população.” (Virgínia Emília)






