Cardeal Pietro Parolin manifesta solidariedade com as vítimas do terrorismo em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Secretário de Estado do Vaticano e enviado especial do Papa Leão XIV, Cardeal Pietro Parolin, presidiu na manhã deste domingo (7) a Eucaristia solene de encerramento da III Jornada Nacional da Juventude (JNJ) Maputo 2025, num momento marcado por especial atenção à situação de insegurança provocada pelos ataques terroristas no norte de Moçambique, sobretudo em Cabo Delgado e Nampula.

Durante a celebração, o número dois da Igreja Católica no mundo manifestou solidariedade para com as vítimas do terrorismo e destacou a coragem dos jovens que, apesar das dificuldades, participaram em massa no maior encontro juvenil da Igreja no país.

Na sua homilia, Pietro Parolin mostrou-se entusiasmado pela forte presença de jovens provenientes de todas as regiões do território nacional, com destaque para os da região norte, que, mesmo enfrentando ataques terroristas, não pouparam esforços para viver intensamente este momento de fé e comunhão.

Para o Secretário de Estado do Vaticano, não há dúvidas de que este encontro produzirá bons frutos espirituais e sociais, expressando a sua esperança de que cada jovem seja um sinal vivo de esperança nas comunidades onde está inserido.

“Caros jovens, durante esses dias de encontro da Jornada Nacional vocês reflectiram sobre a esperança diante dos acontecimentos que assolam o nosso mundo, rezai sem cessar ciente de que o mal não permanecerá para sempre. Jovens, alguns de vocês tinham que viajar muitas distâncias para chegar aqui, dou uma saudação especial a região norte da província de Nampula e Cabo Delgado que mesmo com o terrorismo estão aqui. Tal como Anjo Gabriel enviou Maria a igreja, hoje envia a vocês. É Cristo que desperta o desejo de fazer o grandioso nas vossas vidas. Queridos amigos, ao dizer sim ao Cristo também dizem a todo mundo, não tenhas medo de ser esperança da paz. Podem se perguntar como devemos ser bons cristãos hoje aqui em Moçambique, eu vou responder, sede obediente a Deus e não ao mundo. Não o espírito materialista e de egoísta, obedecer a Deus fazer a vontade de Deus e não às coisas mundanas.”

O cardeal apelou ainda ao compromisso activo dos jovens na transformação da sociedade, mesmo diante de desafios como a pobreza, a corrupção e a degradação dos valores humanos.

“Moçambique precisa de jovens corajosos. Jovem que usam as suas qualidades que receberam de Deus para o bem de todos, apesar da pobreza e corrupção sempre é possível fazer o bem e ajudar o outro. Uma sociedade que não respeita a vida humana não é uma sociedade madura. Deus embora rico fez-Se pobre por nossa causa. Quantas famílias vivem na angústia, quantos jovens estão nas drogas, jogos e pornografia. A violência dos homens conduziu a Jesus a morte brutal na cruz, mas ele não ficou zangado. Queridos jovens, respondam o mal com o bem, o mal deve ser respondido com o bem”.

Na parte final da sua mensagem, o enviado do Papa reforçou o papel da justiça, da caridade e da santidade como pilares da vida cristã, confiando os jovens à proteção de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Moçambique.

“Queridos jovens, o papa disse jovens a nossa esperança é justiça, confiem na Maria da Conceição a padroeira de Moçambique, bom caminho, boa missão e boa evangelização”.

A cerimónia de encerramento da III Jornada Nacional da Juventude (JNJ) Maputo 2025 foi um dos momentos mais marcantes do evento, reunindo milhares de jovens das diversas dioceses do país, num ambiente de oração, festa e compromisso com a missão evangelizadora.

O evento contou, igualmente, com a presença de bispos de todo Moçambique, bem como do Presidente da República, Daniel Chapo, do antigo estadista moçambicano Joaquim Chissano e de vários membros do Governo ao mais alto nível.

A III JNJ Maputo 2025 termina assim com uma forte mensagem de esperança, coragem e fé, numa altura em que Moçambique continua a enfrentar desafios profundos relacionados com a violência, a pobreza e a construção da paz. (Malito João, em Maputo)

Hot this week

Eduardo Abdula enaltece o papel do cônjuge na 1ª reunião de planificação do gabinete da esposa do governador

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: 240 em cada 100 mil habitantes vivem com tuberculose 

Nampula (IKWELI) – Na província de Nampula, a mais...

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

Músicos e artistas de Nampula e Nacala vão jogar pelos deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – A 21 do corrente mês de...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Topics

Nampula: 240 em cada 100 mil habitantes vivem com tuberculose 

Nampula (IKWELI) – Na província de Nampula, a mais...

SONIL apoia deslocados de Memba com 6 toneladas de produtos

Nampula (IKWELI) - A Empresa Sociedade do Niassa (SONIL),...

UniRovuma une-se à OrdEM para formar engenheiros à altura dos desafios nacionais

Nampula (IKWELI) – Com Moçambique a enfrentar um défice...

Mais de 650 famílias já regressaram voluntariamente à Memba

Nampula (IKWELI) – O regresso voluntário das famílias deslocadas...

Jovens da cidade de Nampula não têm coragem de fazer teste de HIV

Nampula (IKWELI) – Alguns jovens da cidade de Nampula...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img