Nampula (IKWELI) – Os distritos de Nacarôa, Muecate, Liupo, Malema e Ribáuè receberam, cada, um tractor devidamente equipado com o objectivo de impulsionar a produção e produtividade, bem como melhorar as vias de acesso das zonas de produção para as de consumo.
Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, foi quem fez a entrega destes meios aos administradores dos distritos em alusão.
De acordo com o governante o projecto enquadra -se no âmbito da produção em blocos de 100 hectares e da manutenção de vias de acesso. A cerimónia incluiu ainda a disponibilização de equipamentos aos Pequenos Agricultores Comerciantes Emergentes (PACEs) de Ribáuè e Larde, no quadro do projecto Moz Norte.
Durante o evento, o governador destacou que a província é eminentemente agrícola e que a mecanização representa um passo decisivo para transformar o potencial produtivo local em riqueza concreta. Sublinhado que o reforço de meios, como tractores, contribui para aumentar a produtividade, melhorar o escoamento e dinamizar a economia rural.
“Os tractores entregues aos quatro distritos terão dupla função, apoiar a preparação de grandes blocos de produção agrícola e assegurar a manutenção das vias de acesso,” afirmou o governador, realçando que “este modelo integrado pretende simultaneamente reforçar a produção e melhorar a mobilidade das comunidades, garantindo maior ligação entre os produtores e os mercados.”
“Quero encorajar os administradores, PACE’s, produtores e parceiros a trabalharem juntos para que estes tractores se tornem motores de progresso, instrumentos de paz, e sementes de prosperidade para as nossas comunidades. Hoje reafirmamos que o desenvolvimento rural não se faz apenas com palavras, mas com acções concretas, com recursos mobilizados e com parcerias bem estruturadas”.
Os administradores dos distritos prometem em tudo fazer no sentido de responder às orientações do governador de Nampula. (Malito João)






