Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, capital do norte do país, voltou a ser abalada, na manhã de segunda-feira (13), com o aparecimento de mais um corpo sem vida, na zona do Vieira, próximo ao mercado grossista do Waresta.
Segundo fontes no local, a vítima foi identificada como Boxi Majido, um jovem de 21 anos, residente no bairro de Napipine e vendedor ambulante no mercado grossista de Waresta.
De acordo com testemunhas, Boxi trabalhou normalmente até ao final da tarde de domingo (12), mas foi encontrado morto horas depois, num cenário que levanta várias interrogações. Sem sinais aparentes de doença ou ferimentos visíveis, familiares e amigos suspeitam de um possível acto criminoso.
“Ficamos surpreendidos com essa situação e não sabemos o que realmente aconteceu com este jovem. Tentamos perguntar, mas até agora não temos nenhuma certeza sobre a sua morte. Na verdade, é uma grande preocupação, e isso nos chocou muito porque não é a primeira vez que nos deparamos com um corpo sem vida neste mercado do Waresta”, explicou uma fonte local.
As autoridades policiais isolaram o local à espera do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), que deveria apurar as causas da morte. Enquanto isso, cresce a inquietação entre os moradores, que afirmam que “corpos sem vida abandonados” se tornaram um fenómeno frequente em diversos bairros da urbe.
O infortúnio acontece numa altura em que o Ikweli publicou, recentemente, uma denúncia da população sobre o aumento da criminalidade nas matas do Vieira, onde se têm registado assaltos e outros episódios de violência, situação que gera apreensão e medo entre os residentes.
Nos últimos dias, Nampula tem registado uma sucessão de casos semelhantes, deixando a população em alerta e a exigir maior presença policial, investigação rigorosa e medidas concretas de segurança pública. A sensação de insegurança volta, assim, a dominar o quotidiano dos habitantes da maior cidade do norte do país. (Malito João)