Mogovolas: Minérios voltam a agitar Marraca e com óbitos 

Nametil (IKWELI) – O povoado de Marraca, no posto administrativo de Iuluti, a sul da província de Nampula, voltou a viver momentos de terror que resultaram em um óbito e três feridos graves.

A rádio comunitária de Iuluti, localizada naquele ponto do distrito de Mogovolas, escreve que 4 meses após a mesma circunscrição registar agitação grave, voltou a observar mesmo ambiente e com razões próximas.

O baleamento do civil ocorreu nesta sexta-feira (12).

“A situação tensa, que envolve garimpeiros da zona, surge na sequência da proibição da exploração de recursos minerais pela empresa que opera naquela região,” escreve a Rádio Comunitária de Iuluti nas suas redes sócias, explicando que “a violência surgiu quando um jovem do Povoado de Mucueseria, que se dirigia para o trabalho de escavação, foi surpreendido e alvejado mortalmente por seguranças da empresa”.

O mesmo órgão de informação prossegue reportando que “no meio da confusão, outros três indivíduos que tentavam ajudar foram também alvejados, incluindo um menor de idade que se encontrava nas imediações do incidente a cortar capim para lhe servir para cobertura da sua palhota. Ficamos a saber que foram evacuados para o centro de Saúde local e de imediato transferidos para o Hospital Distrital para receberem tratamento médico”.

Em retaliação, segundo a Rádio Comunitária de Iuluti, um “grupo de garimpeiros, oriundos de Marraca, terá reagido com violência, utilizando materiais inflamáveis e contundentes. Um camião basculante e uma máquina pá carregadora, que estava a ser transportada para locais seguros, foram incendiadas antes de chegarem”.

Repórteres da mesma rádio, também, não escaparam da violência que se observava no terreno, por isso tiveram de abandonar o local. (Aunício da Silva)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img