Nampula (IKWELI) – A esposa do governador da província de Nampula, Nazira Abdula, trabalhou nesta quarta-feira (10) no posto administrativo de Cazuzu, distrito de Murrupula, onde ensinou à população, sobretudo às mulheres lactantes, boas práticas de nutrição.
Com vasta experiência na área da saúde, Abdula destacou que a nutrição é a base para o desenvolvimento humano, razão pela qual tem dedicado esforços na sensibilização comunitária.
“Essa iniciativa nos lembra a luta pela nutrição e pelo bem-estar das nossas famílias, é uma causa de todos nós,” disse, referindo que “o que nós aprendemos quando somos crianças não esquecemos, na idade adulta esquecemos muito rápido, devemos ter em mente que uma criança bem nutrida não só cresce com mais saúde, mas também aprende melhor na escola e terá condições de contribuir de uma forma plena para o progresso da nossa província e do nosso país.”
Nazira Abdula reconheceu ainda os desafios que a província enfrenta no combate à desnutrição, pois “muitas comunidades e crianças continuam a sofrer os impactos da desnutrição crônica, e isso afeta toda a nossa sociedade, é por isso que estamos aqui, para unir esforços, o governo, a sociedade civil, o sector privado, os líderes comunitários e religiosos, as escolas, as famílias e a comunidades no geral, cada um de nós tem um papel fundamental nesta luta contra a desnutrição. Aqui vimos a feira de nutrição, vimos as demonstrações culinárias com os nossos alimentos locais, a administração da vitamina A, tudo isso é possível fazer, mas é preciso que as comunidades adiram, é preciso que as mães venham às nossas unidades sanitárias receber a vitamina A e estes conhecimentos.”
Para concluir, reforçou a necessidade de transformar a mobilização em resultados concretos. “Chegou a hora de dizer chega à desnutrição nas nossas comunidades, já chega de ver as crianças privadas do direito de crescer felizes e saudáveis. Assim, em meu nome, como esposa do governador da província de Nampula, o tio Salimo, eu reafirmo o nosso compromisso com as iniciativas que promovem a saúde, a nutrição e o bem-estar das famílias. Que esta mobilização que hoje aqui vemos em Cazuzu seja apenas o início de um movimento cada vez mais forte em toda a província e em todo o país.” (Malito João)