Nampula (IKWELI) – Dois jovens, cujas identidades não foi possível apurar, perderam a vida na tarde da última segunda-feira (8) num acidente de viação envolvendo um camião de transporte de mercadoria e uma motorizada, ocorrido no mesmo dia ao longo da estrada nacional número um (N1), na zona de Mutava-Rex, na cidade de Nampula.
Em conformidade com testemunhas no local do sinistro, tudo começou quando os dois jovens que se faziam transportar numa motorizada, no sentido Anchilo – Rex, com velocidade não moderada, o pneu da frente entrou numa cova que se encontra mesmo entre as duas faixas de rodagem, o que fez com que perdessem direcção e invadissem a faixa contrária, foram surpreendidos pelo camião que seguia no sentido Nampula – Nacala.
Após a colisão, os jovens ficaram presos por baixo do camião e foram arrastados por uma distância não inferior a 100 metros, tendo provocado no motociclista deformações que aterrorizaram os moradores locais que acorreram ao local do sinistro.
Devido ao estado em que se encontrava o jovem taxista, em conformidade com as fontes, o enterro foi realizado imediatamente, enquanto o corpo do outro foi evacuado para a morgue do Hospital Central de Nampula.
“O taxista estava ali no mercado da Rex, de repente foi ligado pelo amigo dele que estava ali no Ribeiro. Então ele foi levar, eles em vida eles eram amigos. Então, dali saíram do Ribeiro em alta velocidade e quando chegaram aqui bateram nesta cova e não conseguiram se controlar, é quando apareceu aquele camião e lhes rebocou”, contou Arcanjo Mussa, testemunha do sinistro.
“Quando o motorista rebocou os dois nem se apercebeu, e continuou normalmente, só foi saber que matou alguém quando os seguranças daquela obra começaram a gritar para ele, dali conseguiu parar. Assim, aquele é o corpo do cliente e o jovem que estava a conduzir caiu lá onde parou aquele camião. Você sem coragem não repara duas vezes, aquele foi totalmente destruído, por isso os familiares preferiram levar o corpo dele para o enterro, o estado dele não é para depois, mas o outro jovem está normal, por isso estão a levar para o hospital”, acrescentou a fonte.
“O motorista pode ter culpa só porque matou, mas na verdade os jovens é que estavam a andar mal, pior com essas covas que estão nesta zona, e foram no lado que não era deles. Nós jovens as vezes exageramos quando estamos a andar de mota, aquilo é muito sentimental”, disse um outro morador da Rex.
Rosa Chaúque, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, não avançou, oficialmente, as causas que originaram aquele acidente. Apesar disso, apela a todos que se fizerem a via pública a tomar as medidas de precaução.
“No referente a esse incidente, tivemos o registo e as vítimas foram recolhidas e neste momento seguem os seus tramites legais. Queremos também apelar toda população, todos os condutores que sempre que se fazerem a via publica, prestem atenção todas as regras no que se referem a situação rodoviária para que possamos evitar situação de acidentes que venham acontecer”, disse Rosa Chaúque.
“A polícia de trânsito continua a desencadear as suas actividades de educação rodoviária para que possamos evitar situações de acidentes como esta mais recente. Podemos garantir que a polícia continua permanentemente a fazer suas actividades, garantindo aquilo que é a ordem e segurança pública e a livre circulação de pessoas e bens”, acrescentou Chaúque. (Constantino Henriques)