Nampula (IKWELI) – O Sporting de Nampula venceu na tarde do último domingo (31.08) o seu homónimo de Monapo, em jogo da 4ª jornada da fase final do campeonato provincial de futebol de Nampula, vulgo Nampulense da presente temporada futebolística, por 2-1.
A partida foi disputada no Estádio 25 de Junho, e movimentou público considerável, parte do qual proveniente do distrito de Monapo, dada a importância que a partida trazia. A princípio, o Sporting de Monapo vinha ao jogo para vingar-se da derrota averbada em casa pelo mesmo adversário, a contar para a primeira jornada, por 0-1.
Fora disso, foi um jogo considerado como decisivo para a conquista do título de campeão provincial desta edição do Nampulense, apesar de estarem a faltar duas jornadas para o seu término. Por essa razão, as duas equipas de tudo fizeram e mostraram um futebol próprio para se ver.
Coube a Valdo marcar o primeiro golo daquela tarde desportiva, para o Sporting de Nampula, através da conversão de uma grande penalidade, mesmo nos instantes iniciais da partida, para o começo de ânimos nas bancadas do Estádio 25 de Junho.
O Sporting de Monapo, que desde início correspondeu às investidas do adversário, não sentou no sofá após sofrer o golo, foi correndo atrás do prejuízo e, minutos depois, um dos seus atacantes penetrou na grande área por onde foi importunado pela defesa. Agy Yahaia, árbitro principal da partida não hesitou em assinalar a grande penalidade e foi cobrado com sucesso por Alige.
Era empate no Estádio 25 de Junho, e alegria era enorme por parte do público que viajou do distrito de Monapo para a capital provincial. O golo de vitória para o Sporting de Nampula surgiu na segunda parte do certame, com uma bomba do jogador Ofélio, que não deu qualquer possibilidade de defesa ao guarda-redes Nando.
Os ânimos do público de Monapo elevaram-se através de um lance em que um dos jogadores dos visitantes sofreu falta que merecia qualquer tipo de cartão para o infractor, mas a equipa de arbitragem apenas deu o livre, sem, no entanto, dar alguma advertência. Aquela decisão de Agy Mustafa agitou o estádio, começando mesmo pelo banco técnico de Monapo.
Foi na sequência dessa agitação em que o árbitro da partida expulsou o técnico-adjunto de Monapo, o que acelerou a fúria dos visitantes. Devido a desordem no recinto desportivo, a Unidade de Intervenção Rápida (UIR) foi accionada para controlar a situação.
Com a presença daquela forҫa, o ambiente ficou meio controlado no santuário do 25 de Junho, e o jogo continuou até o seu término. Foi mesmo depois de terminar a partida que a UIR foi obrigada a disparar balas de gás lacrimogénio para dispersar concentração de alguns desportistas que queriam a cabeça do árbitro, por considerarem que, durante a partida, cometeu erros prejudiciais aos leões de Monapo.
“Parabenizar os meus jogadores pelo jogo que fizeram aqui, este era um clássico, não foi fácil. Trabalhamos no sentido de não sofrer golo hoje, era importante somarmos três pontos hoje para vermos se ganhamos uma certa vantagem na pontuação com os nossos adversários directos, conseguimos”, começou por dizer Fernando José ou simplesmente mister Nando, técnico do Sporting de Nampula.
“Falando do jogo, na primeira parte foi repartido. Tivemos o controlo do jogo e conseguimos fazer dois golos, e nesta segunda parte o adversário veio ao de cima, pressionou-nos e baixamos as linhas até o soar do apito final, e conseguimos esses três pontos. Um jogo difícil e fomos merecidos pelo resultado”, acrescentou o mister Nando.
Para Benjamim Albino, técnico do Sporting de Monapo, “durante a semana organizei a equipa em transições ofensivas e organização defensiva, não deu certo, a equipa entrou um pouco apática na primeira parte, não sei o que aconteceu, provavelmente é o tempo de descanso porque a equipa chegou na cidade quase 12 horas e almoçou depois, suspeito que seja a questão de digestão. Mas, a equipa esteve mal…”, referiu o mister Benjamim.
A contar para a mesma jornada, o Eráti Futebol Clube consentiu um empate caseiro diante do Sporting de Angoche, por 1-1.
Com estes resultados, o Sporting de Nampula continua líder desta fase com 10 pontos e, automaticamente, garante a fase regional norte de apuramento ao Moçambola do próximo ano. Em segundo está o Sporting de Monapo com 6 pontos, seguido pelo Eráti Futebol Clube com 3 pontos e Sporting de Angoche com 2 pontos.
De lembrar que passam para a fase de apuramento ao Moçambola, as duas primeiras equipas da tabela classificativa, desde que tenham preenchido os requisitos exigidos pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF), como são os casos de adesão ao sistema de licenciamento de Clubes bem como a inscrição dos jogadores no sistema designado por FIFA Conect. (Constantino Henriques)