Nampula (IKWELI) – A Nacala Logistics ofereceu na tarde desta quarta-feira (20) diverso material de construção ao Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula, no âmbito dos esforços de reconstrução pós-manifestações eleitorais.
Em julho último, a Nacala Logistics e o CEP assinaram um memorando de entendimento, a margem da Feira Económica Provincial, com garantias para a reabilitação de diversas infra-estruturas públicas ao longo do corredor de Nacala.
“Os materiais de construção permitirão acelerar a reabilitação das esquadras vandalizadas durante as manifestações, trata-se de um contributo exclusivo para a realização da ordem, segurança e tranquilidade públicas, valores indispensáveis na vida da comunidade, e o para o progresso de Nampula,” disse na ocasião Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula.
Abdula disse, ainda, que “a Nacala Logística dá, assim, um exemplo que merece ser seguido por outros parceiros do sector privado. O envolvimento activo das empresas no desenvolvimento local é essencial para reforçar a inclusão social, construindo instituições mais fortes e garantirmos um futuro mais estável e próspero para os nampulenses.”
Por seu turno, B.P. Awasthi, Director Geral das Operações da Nacala Logistics, disse ser com orgulho que faziam esta entrega ao Conselho Executivo Provincial de Nampula.
“Neste âmbito, trago comigo uma viatura da JAC, que irá apoiar as necessidades de mobilidade para a execução das atividades do Governador Provincial. Trago também diversos materiais de construção, nomeadamente: 3 carinhos de mão, 1.500 blocos de 15 cm, 100 sacos de cimento para construção, 10 rolos de fio de alinhamento, 18 postes, 2 depósitos de água de 1.000 litros, 250 metros de rede de sombreamento, 3 feixes de bambu, 20 kg de pregos de 4 polegadas, 20 kg de pregos de 2,4 polegadas, 20 kg de arame de amarração, 140 unidades de varão de 12 mm, 250 unidades de varão de 10 mm, 358 unidades de varão de 6 mm, 30 unidades de madeira para cofragens, 20 metros cúbicos de brita de 15/19 mm e 20 metros cúbicos de lastro de 25/50 mm,” disse.
Awasthi concluiu anotando que “reafirmamos o nosso compromisso de apoiar integralmente a reabilitação da infraestrutura com a entrega das restantes ferramentas e materiais para a execução da fundação e pavimentos, alvenarias e empenas, cobertura e forro falso, rede elétrica, sistema de abastecimento de água, sistema de vigilância, betonilha e reboco, pintura e carpintaria, acabamentos e arranjos exteriores, de acordo com as solicitações que forem sendo efetuadas ao longo da obra”.
Na mesma ocasião, empresários da província de Nampula ofereceram motorizadas à Polícia de Trânsito, de forma a melhorar os trabalhos de fiscalização rodoviárias da corporação.
Dércio Samuel, chefe de Repartição de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, disse que “neste momento manifestamos o nosso agradecimento, pelas motorizadas e material de construção, porque os meios vieram para melhorar o nosso trabalho operativo e desempenho, e o Comando Provincial da PRM estará para responder como forma de chegar naquelas zonas que dificilmente chegávamos para fazer patrulha a pé, já com a motorizada vai nos facilitar.”
“Em relação aos materiais de construção, dizer que a terceira esquadra como nós sabemos é uma das subunidades policiais que têm respondido a zona de Namicopo, e outros comandos distritais que também foram vandalizados no âmbito das manifestações pós-eleitoral ao nível da província de Nampula, e o material vai dar a continuação da obra que tinha sido paralisada, com vista à garantir a ordem, segurança e tranquilidade públicas e livre circulação de pessoas e os seus bens.” (Virgínia Emília)