Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, visitou no princípio da noite desta terça-feira (12) o arcebispo de Nampula, dom Inácio Saure, uma figura bastante respeitada e valorada pelo governante.
No passo episcopal, Abdula conversou sobre vários assuntos, de interesse da província, com o prelado, como também usou da ocasião para desculpar-se das recentes declarações de Henriques Naweka, Secretário Provincial da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), que davam conta de que a Frelimo só sairia do poder com a vinda de Jesus Cristo.
“Fomos eleitos para cumprir um mandato de cinco anos. Não queremos ser comparados a Jesus Cristo nem a qualquer outro profeta,” frisou, acrescentando que o pedido de desculpas se estende a todos os cristãos, com destaque para a Igreja Católica, “parceira no desenvolvimento social da província.”
Em nome do Conselho Executivo Provincial, Abdula repudiou o teor da afirmação, sublinhando que se tratou de uma opinião pessoal e que não traduz a posição oficial do partido.
Dom Inácio Saure elogiou a atitude do governador, classificando-a como um gesto de humildade e responsabilidade. “As palavras foram infelizes, mas o perdão é válido. Não guardamos mágoa, somos todos irmãos,” afirmou o Arcebispo, aconselhando que o episódio não gere divisões ou retaliações.
O encontro reforçou o compromisso de diálogo e cooperação entre as autoridades governamentais e a Igreja Católica, numa província onde a fé e a política frequentemente se cruzam na vida comunitária. (Malito João)