Nacala (IKWELI) – Pelo menos 7 pessoas terão contraído ferimentos, dentre graves ligeiros, na manhã desta quarta-feira (23), durante uma confrontação entre supostos militantes do partido Renamo na delegação distrital de Nacala, segunda maior autarquia do maior círculo eleitoral do país.
Na origem da contenda está a contestação da liderança da perdiz, portanto revindica-se o abandono de Ossufo Momade na presidência do partido.
O ambiente político da Renamo não é das melhores desde o anúncio dos resultados das eleições de 2024, onde Ossufo Momade perdeu o estatuto do segundo candidato mais votado.
Essa situação gerou uma onda de descontentamento interno, exigindo a renúncia do líder da Perdiz.
E como essa exigência dos membros nunca foi atendida, houve tentativas de forçar o encerramento das sedes distritais, provinciais e a sede nacional.
Para conter os ânimos dos seus membros, a Renamo sempre usou agentes da Polícia da República de Moçambique para, alegadamente, repor a ordem e a tranquilidade públicas.
Em Nacala não foi diferente. No dia 05 de Julho de 2025, as mulheres da Renamo reuniram-se para celebrar o dia da liga feminina daquela formação política.
Na ocasião, um grupo de membros que não aceita a liderança de Ossufo Momade invadiu o local, tendo desferido fortes golpes contra todas as mulheres e os homens que se fizeram presente para acompanhá-las.
O actual delegado político distrital, Gildo Muquera, ficou ferido gravemente e até agora está acamado a recuperar.
Suspeita-se que seja no contexto da retaliação que a delegada provincial da Renamo em Nampula, Abiba Abá, mandou estes cidadãos para recuperar a sede do partido em Nacala.
Na noite desta terça-feira, havia cerca de dez membros da Renamo que se encontravam a dormir na perspectiva de guarnecer as instalações da sede.
Logo pela madrugada foram surpreendidos com pancadarias usando catanas, ferros cortantes, paus e outros instrumentos.
Como resultado, há um registo de sete feridos, dos quais dois graves e cinco ligeiros.
Os feridos ligeiros foram atendidos no Hospital Geral de Nacala e tiveram alta hospitalar e já se encontram no convívio familiar.
Porém, os dois pacientes graves permanecem internados.
Há rumores de que há duas pessoas que morreram nesse confronto, mas essa é uma informação que as autoridades não confirmam.
O médico chefe do distrito de Nacala, Julfrique Bila, disse que as autoridades sanitárias não registaram nenhum óbito na sequência do confronto.
Neste momento, a sede distrital do partido Renamo está sob o controlo dos homens armados enviados pela delegada provincial da Renamo. (Redação e Woona TV)