Nampula (IKWELI) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla inglesa) congratula ao governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, pelo seu empenho no combate a desnutrição crónica na província.
Baissamo Juaia, coordenador da UNICEF em Nampula, disse, à margem do seminário de indução dos membros da Assembleia Provincial (AP) de Nampula, que Abdula deu as indicações nesse quesito desde que tomou posse, tendo se afirmado com a realização da primeira Conferência Internacional de Nutrição e Agronegócios (CINA), recentemente havida na capital provincial.
“Obrigado excelência por, em tão pouco tempo, que está a dirigir a província conseguiu trazer, não só Moçambique, mas pessoas de outros quadrantes para vir sobre um aspecto que é tão importante, que é a desnutrição, porque investir nesta área, como diz a OMS [Organização Mundial da Saúde] pode trazer um retorno de até 16 dólares quando o trabalho é bem feito,” disse Juaia.
E Eduardo Abdula voltou a reafirmar o seu cometimento e compromisso nesta luta, pois “nós estamos com uma taxa de desnutrição crónica em Nampula de cerca de 46%, acima da média nacional, que são 38%. Isso deve ser preocupação para todos nós, mas também se formos a ver a questão da pobreza multidimensional nós estamos com cerca de 68%, relativamente acima da média nacional.” (Redação)