Nampula (IKWELI) – O distrito de Mossuril, localizado a 174,1 km da capital provincial Nampula, registrou uma baixa positiva de 13% de casos de HIV no primeiro semestre do presente ano, o equivalente a 561 de 2025, contra 647 de 2024.
A informação foi partilhada pela directora dos Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Acção Social de Mossuril, Lalida Alide, que explicou que a baixa está relacionada a algumas estratégias que as unidades de saúde a nível do distrito passaram a adoptar para evitar a estigmatização de pessoas com HIV. “Em relação àquilo que estamos a falar mesmo com as situações que tivemos no início do ano, nestes 5 meses, 561 casos novos, contra o ano passado de 647, tivemos uma redução de 13%, isto realmente deveu-se a demanda e a situação que o distrito teve. Nós temos activistas que estão a trabalhar, e sentimos que a população está a aderir ao tratamento, no sentido de que estamos a ver a sobrecarga de muita gente num parâmetro normal,” declarou.
“Nós, como distrito, não temos uma porta própria onde diz-se que esta porta é somente para pessoas com HIV, os serviços são todos integrados, os pacientes sentem-se à vontade em estar junto com outros pacientes, não há nenhuma descriminação. Na comunidade temos activistas que passam, visitam e sensibilizam as pessoas vivendo com HIV para poderem ter uma saúde de qualidade,” fincou a directora.
Em relação ao índice de prevalência do HIV a nível do distrito, Alide declarou que “a incidência de HIV a nível do distrito é de 0,2%, e prevalência 4,5%, o que significa que a procura é maior, que estamos em 50/50, no sentido de termos toda a população a conhecer o seu estado seropositivo, e também tentarmos ver as pessoas que aderem aos serviços de HIV.” (Redação)