Tribunal Supremo promete tolerância zero à corrupção no judiciário

Nampula (IKWELI) – A vice-presidente do Tribunal Supremo de Moçambique, Matilde Augusto Monjane, afirmou que não há espaço para “acariciar” a corrupção no país, sobretudo quando envolve magistrados, por considerar que o sistema judiciário é a última via onde o cidadão deve encontrar alento e justiça.

Apesar de não apresentar números concretos sobre casos envolvendo membros do judiciário, Matilde Monjane reconheceu que a corrupção continua a minar o desenvolvimento nacional, e para ela, é vergonhoso quando um magistrado está envolvido nesse tipo de prática, por isso o sector que dirige está comprometido com a luta implacável contra esse mal.

Como exemplo concreto, a dirigente mencionou a expulsão de dois juízes na província de Nampula, sublinhando que isso resulta de um trabalho conjunto de vários órgãos da justiça empenhados na erradicação da corrupção no país.

Quando questionada especificamente sobre a situação da província de Nampula, Monjane disse que “eu não sei como está concretamente a província de Nampula, o que sei é que a corrupção é um problema que atravessa todo o país e todas as instituições. No discurso, sempre dizemos que o judiciário é a última instância onde o cidadão deve encontrar a sua solução. Portanto, deveríamos ser o exemplo. Infelizmente, a realidade nem sempre corresponde a isso.”

Apesar disso, a vice-presidente garantiu que, felizmente, a maioria dos magistrados e funcionários dos tribunais não são corruptos, embora reconheça que ainda existam casos isolados.

“Quando tomamos conhecimento de situações de corrupção entre magistrados ou assistentes oficiais da justiça, actuamos de forma decisiva. Na última plenária, deliberamos a expulsão de um magistrado por actos de corrupção. O Conselho Superior da Magistratura Judicial tem sido implacável nestes casos. Não podemos permitir que a corrupção prevaleça no sistema de administração da justiça,” concluiu. (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img