Giquira vai “tramar” chapeiros com chips para evitar encurtamento

Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, localizada no norte de Moҫambique, poderá tornar-se na primeira cidade do país a fiscalizar o tráfego, remotamente, através de um projecto em curso, de instalaҫão de um circuito integrado “chip”, sobretudo nos carros de transportadores semi-colectivos, vulgo “chapa cem”, que operam naquela circunscricao geográfica.

A informaҫão caiu como uma bomba, no decurso da II sessão ordinária da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula, vinda através do respectivo autarca, Luís Giquira.  De entre vários objectivos, o autarca destaca que pretende acabar com o fenómeno de encurtamento de rota na urbe.

O encurtamento de rota é uma prática dos chapeiros, e que já tem barbas brancas ao nível da cidade de Nampula. Por alegadamente as taxas cobradas não serem sustentáveis, actualmente situadas em 10,00Mt (dez meticais) de um ponto para outro, dentro da cidade e num troҫo determinado, os transportadores acabam despejando os passageiros antes do destino.

Por exemplo, se a rota é Muhala-Expansão/Waresta, às vezes os chapeiros levam apenas os passageiros que vão até à zona do Matadouro. Alguns terminam mesmo no Matadouro e carregam outros de volta à Expansão. Igualmente, existem outros que descarregam aqueles primeiros passageiros cujo combinado era Matadouro e fazem novo carregamento para Waresta. Se os que subiram na Expansão pretenderem continuar com a viagem, são obrigados a pagar 20,00Mt (vinte meticais), no total.

É uma prática que tira sono aos munícipes de Nampula, sobretudo aqueles de baixa renda, os quais são obrigados a percorrer longa distância a pé. No seio do Conselho Municipal da cidade de Nampula, existe uma unidade policial para fiscalizar os transportadores das rotas urbanas e não só, mas mostra-se incapaz de conter os ânimos dos chapeiros, razão pela qual, Luís Giquira, no lugar de fazer novas contratações e capacitá-los, vai apostar em dispositivos informáticos.

“Gostaríamos de trazer aqui alguma novidade. Nós estamos a negociar, provavelmente num futuro breve, nós vamos controlar remotamente o encurtamento de rota.  Estamos a negociar com uma empresa ligada ao ramo, vai ser a primeira inovação ao nível de Moçambique em que todos os transportadores que forem fazer licenciamento no conselho municipal, nós iremos pôr o chip nas suas viaturas e com esse chip iremos controlar a rota das viaturas e, controlando a rota de viaturas, o que vai acontecer é que enquanto houver o encurtamento de rota estes carros irão sofrer as suas penalizações,” disse Luís Giquira.

“Estamos numa fase muito avançada de negociação e, se tudo correr bem e Deus nos ajudar, iremos evoluir para essa fase de controlo e acabarmos uma vez por todas com o encurtamento de rotas na nossa cidade,” precisou o edil da capital do norte. (Constantino Henriques)

Hot this week

Autocarros estatais já fazem diferença em Cuamba

Cuamba (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de...

Napipine acolhe projecto poético “um papel e uma caneta”

Nampula (IKWELI) – A escola secundária de Napipine, na...

APSUSM acusa Governo de fazer “teatro” no diálogo com profissionais de saúde

Maputo (IKWELI) – A Associação dos Profissionais de Saúde...

Segurança de bomba de combustível morto à pedrada em Mogovolas

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Iuluti, no distrito...

Nampula: Procuradoria da República entra no “barulho” de “encolhimento” de órgãos genitais

Nampula (IKWELI) – O Ministério Público, em Nampula, decidiu...

Topics

Autocarros estatais já fazem diferença em Cuamba

Cuamba (IKWELI) – O Conselho Municipal da Cidade de...

Napipine acolhe projecto poético “um papel e uma caneta”

Nampula (IKWELI) – A escola secundária de Napipine, na...

APSUSM acusa Governo de fazer “teatro” no diálogo com profissionais de saúde

Maputo (IKWELI) – A Associação dos Profissionais de Saúde...

Segurança de bomba de combustível morto à pedrada em Mogovolas

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Iuluti, no distrito...

Provedor da Justiça insiste que manifestações nunca devem ser violentas

Nampula (IKWELI) – O Provedor da Justiça, Isaque Chande,...

UniRovuma e Provedoria da Justiça reforçam cooperação institucional

Nampula (IKWELI) - As lideranças da Universidade Rovuma e...

Nampulense 2026: Academia Militar surpreende e goleia Água Azul

Nampula (IKWELI) – No cumprimento da 4ª jornada do...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img