Governador de Nampula pronto para apoiar a realização do campeonato nacional de futsal

Nampula (IKWELI) – Nampula é candidata para acolher o campeonato nacional de futsal, em sénior masculino, na presente temporada desportiva, e o governador da província, Eduardo Mariamo Abdula, garante sua disponibilidade para apoiar a Associação Provincial de Futebol, entidade que também vela pelo futebol salão, para a realização sem sobressaltos da maior festa da modalidade.

A última segunda-feira (30 de Junho) foi o prazo para a província de Nampula enviar a Federação Moçambicana de Futebol, o documento que consta o preenchimento de todos requisitos para o acolhimento daquele tipo de prova, onde se destaca a disponibilidade de recintos desportivos a altura de atender as necessidades da competição.

Os recintos desportivos para o futsal, até porque não é grande problema, em termos de disponibilidade. Neste momento os pavilhões do Ferroviário de Nampula e do Instituto Industrial e Comercial de Nampula, são os mais preferenciais da Associação Provincial de Futebol de Nampula para acolher a prova. 

Os pedidos já foram feitos, mas as respostas ainda não foram dadas. O Instituto Industrial, por exemplo, só dará a resposta da disponibilidade do pavilhão depois da Federação fixar a matriz da competição, com vista a melhor planificar o uso da infraestrutura, e o Ferroviário de Nampula também não deu resposta oficial, de acordo com Januário Pastola, presidente da Associação Provincial de Futebol de Nampula. 

Portanto, caso não haja uma intervenção antes do júri se pronunciar, a candidatura de Nampula pode ser chumbada, por não constar a carta da autorização desses recintos desportivos, para acolher o Nacional.

Entretanto, no último domingo (29 de Junho), o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula escalou o pavilhão de desportos para acompanhar os jogos do campeonato provincial de futsal que ali decorre. Trata-se de um campeonato bastante competitivo e envolve um total de 12 equipas que disputam no sistema todos contra todos, em duas voltas. 

Foi durante essa presença no pavilhão em que o governador de Nampula mostrou sua abertura em ajudar para a realização, sem sobressaltos, do campeonato nacional de futsal na mais populosa província de Moçambique. 

“Tive conhecimento aqui, mas não tenho nenhum documento, que os organizadores do futsal estão a concorrer para que o campeonato nacional seja em Nampula.  Se eu for aproximado, certamente darei todo apoio para que este evento se efective, o evento nacional se efective,” disse Eduardo Mariamo Abdula, chefe do Conselho Executivo de Nampula.

Momento para reviver os tempos passados

Tio Salim, como é carinhosamente tratado o governador de Nampula, mais do que dar forҫa aos desportistas, sobretudo os praticantes e amantes da modalidade de futsal, frisou que ao escalar o pavilhão tinha, também, em vista recordar os tempos da sua mocidade, altura em que era um verdadeiro craque, desportivamente falando.

“Então, vinha aqui ver, há muito tempo que eu não assistia um jogo de futsal e, confesso que tenho vergonha porque mudaram muito as técnicas do futsal. Eu joguei há muito tempo o futebol salão, na Ilha de Moçambique e neste pavilhão anexo, e hoje vejo jovens, estou a aproveitar reviver a juventude, meus tempos em que passei. Estou aqui, vou assistir alguns jogos, depois vou, mas está aqui a juventude a reencontrar-se através do desporto,” disse o governante.

O governador de Nampula reiterou, na ocasião, o seu compromisso de, enquanto governante, contribuir na massificação do desporto na província.

“Quando tomei posse e fui apresentado publicamente neste local, eu disse que quero massificar o desporto, e massificar o desporto, criando condições de investimento. Estamos a trabalhar nesse sentido, ainda não conseguimos mexer, porque estamos a identificar parceiros que possam nos ajudar e acredito que vão aparecer muito ao longo da nossa governação, que é para trazer o desporto para todas camadas e para todos os distritos, esta é minha luta ao longo dos próximos cinco anos,” frisou.

Para ter acesso ao recinto de jogos, o governador de Nampula pagou o bilhete de ingresso. Ao tomar aquela medida incomum, Tio Salim disse pretender incentivar outros dirigentes a fazer o mesmo como forma de ajudar aos próprios desportistas.

“O governador não está acima de nada, ali há uma bilheteira, todos que vão entrar devem pagar o bilhete. Então, se eu tenho algum dinheiro, não faz sentido que haja jovens ali que não estão a conseguir entrar porque não têm o dinheiro para pagar o bilhete, e eu como governador entrar de graҫa, então, não só comprei meu bilhete, como também comprei para mais de 40 jovens que ali estavam. É o que eu trazia no bolso, gostaria de pagar para todos aqueles, quem sabe um dia, se Deus quiser, mas o exemplo tem que partir pelo governador, ninguém está acima de ninguém, somos todos iguais, independentemente da posição que eu tenho, que adquiri, não sei, foi me dada, mas se é para se pagar bilhete, todos devem pagar, excepto a imprensa, porque vem fazer trabalho de divulgação,” precisou o timoneiro da província de Nampula. (Constantino Henriques)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img