Para o SdE de Nampula: Jubileu dos 50 anos da independência nacional não deve ser encarado como uma actividade política

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na província de Nampula, Plácido Pereira, disse nesta segunda-feira (16), que a comemoração do jubileu da independência nacional não deve ser encarada como uma actividade política, por isso apelou o envolvimento de todos.

Nesta segunda-feira (16), Pereira foi ao Museu Nacional de Etnologia, no centro da capital provincial, onde testemunhou a abertura da uma exposição artística por ocasião da efeméride.

Para esta fonte, a celebração do jubileu de ouro dos 50 anos de libertação contra a dominação do jugo colonial português serve para lembrar o sacrifício dos heróis da libertação e promover os valores de paz, solidariedade, reconciliação e coesão nacional.

Aliás, o dirigente realçou que a luta pela independência nacional, a unidade, o patriotismo e a memória dos combatentes de libertação deve-se ao compromisso de cada cidadão moçambicano.

“A exposição de livros e fotografias que tivemos a honra de inaugurar insere-se no contexto das celebrações do dia 25 de Junho, dia da independência nacional que coincide com a celebração do Jubileu. Enquadra-se ainda com as comemorações do dia 16 de junho, dia em que lembramos e reflectimos os acontecimentos ocorridos nesta data, nomeadamente, o massacre de Mueda, a criação da moeda nacional, o metical, e, também, o dia da criança africana.”

O representante do governo central em Nampula afirmou, igualmente, que a exposição das obras “relata momentos por si vividos percorrendo todas etapas da história marcante do país, desde a resistência, a ocupação colonial aos nossos dias descreve eventos importantes que tiveram lugar.”

E acrescenta que “é um espaço privilegiado para que as crianças, jovens, adolescentes, mesmo adultos, tenham contacto com a história real de Moçambique. Queremos nesse acto exortar os alunos, estudantes em todos os níveis, bem como a população em geral, para, de forma livre e gratuita, visitar essas obras literárias e artísticas sem igual na província de Nampula. Aproveitamos essa oportunidade para reiterar que a exposição é uma das actividades que entre várias em curso em todos 23 distritos da província de Nampula alusiva às celebrações do jubileu da independência nacional a ter lugar em todo território nacional e na diáspora no próximo dia 25 de Junho 2025, acto para o qual convidamos todos cidadãos para participar independentemente da sua filiação partidária, origem étnica ou estrato social em qualquer lugar da província de Nampula em que estiver nesta data.” (Malito João)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img