Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na província de Nampula, Plácido Pereira, disse nesta segunda-feira (16), que a comemoração do jubileu da independência nacional não deve ser encarada como uma actividade política, por isso apelou o envolvimento de todos.
Nesta segunda-feira (16), Pereira foi ao Museu Nacional de Etnologia, no centro da capital provincial, onde testemunhou a abertura da uma exposição artística por ocasião da efeméride.
Para esta fonte, a celebração do jubileu de ouro dos 50 anos de libertação contra a dominação do jugo colonial português serve para lembrar o sacrifício dos heróis da libertação e promover os valores de paz, solidariedade, reconciliação e coesão nacional.
Aliás, o dirigente realçou que a luta pela independência nacional, a unidade, o patriotismo e a memória dos combatentes de libertação deve-se ao compromisso de cada cidadão moçambicano.
“A exposição de livros e fotografias que tivemos a honra de inaugurar insere-se no contexto das celebrações do dia 25 de Junho, dia da independência nacional que coincide com a celebração do Jubileu. Enquadra-se ainda com as comemorações do dia 16 de junho, dia em que lembramos e reflectimos os acontecimentos ocorridos nesta data, nomeadamente, o massacre de Mueda, a criação da moeda nacional, o metical, e, também, o dia da criança africana.”
O representante do governo central em Nampula afirmou, igualmente, que a exposição das obras “relata momentos por si vividos percorrendo todas etapas da história marcante do país, desde a resistência, a ocupação colonial aos nossos dias descreve eventos importantes que tiveram lugar.”
E acrescenta que “é um espaço privilegiado para que as crianças, jovens, adolescentes, mesmo adultos, tenham contacto com a história real de Moçambique. Queremos nesse acto exortar os alunos, estudantes em todos os níveis, bem como a população em geral, para, de forma livre e gratuita, visitar essas obras literárias e artísticas sem igual na província de Nampula. Aproveitamos essa oportunidade para reiterar que a exposição é uma das actividades que entre várias em curso em todos 23 distritos da província de Nampula alusiva às celebrações do jubileu da independência nacional a ter lugar em todo território nacional e na diáspora no próximo dia 25 de Junho 2025, acto para o qual convidamos todos cidadãos para participar independentemente da sua filiação partidária, origem étnica ou estrato social em qualquer lugar da província de Nampula em que estiver nesta data.” (Malito João)






