Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na província de Nampula, extremo norte de Moçambique, Plácido Pereira, mostrou seu descontentamento e desagrado em relação às infraestruturas públicas destruídas no posto administrativo de Alua, no distrito de Eráti, aquando das manifestações violentas ocorridas no país.
O desagrado foi manifestado nesta quinta-feira (12), durante a visita de trabalho de um dia que está a efectuar ao distrito de Eráti.
De acordo com o dirigente, a instituição que dirige pretende, junto dos dirigentes locais, inteirar-se do funcionamento das instituições públicas naquele posto, uma vez que, parte das infraestruturas como escolas, centro de saúde, foi vandalizada e destruída por supostos manifestantes.
Segundo Pereira, tal comportamento contribui para o retrocesso do posto administrativo no que diz respeito ao desenvolvimento local.
“Parte do mobiliário das instituições públicas foram destruídas. É muita pena, este posto estava em franco crescimento com muitas perspetivas e isto que aconteceu é um retrocesso, enquanto agora deveríamos pensar em outras coisas, nós temos de retroceder e começar a fazer primeiro as infraestruturas. Infraestruturas essas que era para servir a nós.”
Para o dirigente, é chegada a hora dos jovens e a comunidade em geral fazerem uma reflexão sobre os seus actos.
“Nós devemos manifestar o nosso desagrado o nosso descontentamento com alguma coisa. A melhor maneira é comunicar com as instituições sobre as coisas que discordamos e não destruir um património público e privado.” (Ângela da Fonseca)