Outra vez Namicopo! Malfeitores fazem-se passar por agentes da PRM e do policiamento comunitário para assaltar pessoas

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Namicopo, na cidade de Nampula, mostram-se agastados com as frequentes acções violentas e criminais, como assaltos, roubos e agressões físicas que até culminam com mortes, protagonizadas por um grupo de malfeitores armados denominadas por “Grupo-15” ou “grupo na catana”, que se fazem passar por agentes da Policia da República de Moçambique (PRM) ou de membros do policiamento comunitário.

Trata-se de uma situação que tem ocorrido com muita frequência, na estrada que sai da rotunda do aeroporto internacional de Nampula em direcção ao posto administrativo de Namicopo, sobretudo nas madrugadas e ao pôr-do-sol, sendo que os malfeitores aproveitam-se do momento em que se verifica muito movimento de pessoas e veículos. 

Os nossos entrevistados falam com angústia e lágrimas nos olhos e sugerem que a construção de muros do Aeroporto Internacional de Nampula e do Caminho de Ferro de Moçambique (CFM), poderiam também reduzir o esconderijo dos malfeitores. 

Hermenegildo Octávio, morador de Nampula, relatou que recentemente uma senhora que caminhava, saindo da rotunda do aeroporto internacional em direcção ao bairro, foi surpreendida por três jovens, que alegavam ser membros do policiamento comunitária, os quais pediram o seu documento de identidade, mas assim que abriu a bolsa esta foi-lhe arrancada juntamente com outros pertences, como peruca e pularam o muro do aeroporto e foram-se embora.  

“O pior de tudo, eles te atacam de uma forma que as pessoas não chegam a desconfiar que alguém estar a ser intimidado.” Esta fonte pede que a polícia intensifique patrulhas para pôr cobro a situação.

“Pedimos que a polícia volte a proteger a população, sei que estão furiosos devido as esquadras que foram vandalizadas por manifestantes”.   

Ancha Mateus Eusébio, outra moradora, entende que a falta de patrulha nocturna, por parte dos agentes da Polícia da República de Moçambique, contribui no aumento da criminalidade, naquela circunscrição. “Acredito que os agentes da policia se estivessem a fazer patrulha de noite, esses criminosos teriam medo de sobressair nas ruas, mas dificilmente você vê eles a circularem aqui de noite, a não ser de dia que só circulam ai no quintal do aeroporto ali, na pista, porque pessoas entram ali para defecar ou mesmo tirar capim, e eles proíbem então devem controlar, mas não para defender a população que são as vítimas desses malfeitores”.

Ussene Assane, também residente em Namicopo, aponta para as obras não acabadas dentro do recinto dos Aeroportos de Moçambique como sendo ponto de esconderijo dos malfeitores.

Entretanto, o Ikweli tem vindo a tentar ter uma posição oficial das entidades com espaços próximos ao local que servem de esconderijo dos malfeitores, mas sem sucesso.

O que diz a PRM?

O Comando provincial da Polícia da República de Moçambique (SERNIC), em Nampula, através da porta-voz da corporação, Rosa Nilza Chaúque, diz não ter conhecimento dos incidentes perpetrados por malfeitores, no bairro de Namicopo, sobretudo na área do aeroporto internacional de Nampula, por alegadamente faltar denúncias por parte dos lesados, e nega que os agentes da corporação não têm feito o trabalho de patrulha nocturno.    

Chaúque garante reforçar a equipa da corporação em actividades de patrulha, com vista a eliminar casos de criminalidade e os respectivos autores. (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img