Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Eráti, na província de Nampula, necessita de 150 milhões de meticais para reerguer as infra-estruturas públicas destruídas durante as manifestações e eventos climáticos extremos, sobretudo ciclones.
Segundo o administrador, Manuel Manussa, trata-se de, pelo menos, 37 infra-estruturas públicas, com destaque para salas de aula, tribunal, unidades sanitárias, posto administrativo, residência oficial, entre outras que se encontram destruídas total e/ou parcialmente.
A fonte assegura que, actualmente, o ambiente de pessoas e bens flui sem sobressaltos, tanto que decorre o processo de reintegração das famílias vítimas da tempestade tropical severa JUDE que estão a ser albergadas em locais seguros com acesso a de campos de cultivo e para permitir alimentação no seio familiar.
“Estamos a apoiar as famílias vítimas do ciclone JUDE com insumos agrícolas, numa altura em que a principal actividade de renda é agricultura e ainda a garantir a ordem e tranquilidade pública para combater os jovens manifestantes ao nível do distrito.”
Manuel Manussa reconhece, também, haver grande parte de infra-estruturas do sector privado totalmente destruídas pelos manifestantes após as eleições além das intempéries.
“Os agentes do sector económico, também não escaparam das vandalizações e as intempéries, daí que junta-se um grupo de preocupações que são do conhecimento de todos inclusive do governo central que neste momento trabalha incansavelmente para requalificação das infraestruturas e bem-estar sócio- económico.”
A fonte admite que este constrangimento que condiciona o funcionamento normal das actividades ao nível local, necessita de intervenção urgente para recuperação da economia. (Nelsa Momade)