Nampula (IKWELI) – Vinte dias após o lançamento da marca “Wamphula Noophiya” e a plataforma digital VisitNampula, o sector da cultura e turismo desta província avalia positivamente a recepção por parte dos operadores turísticos, uma vez tratar-se de um espaço que a muito era esperado.
A plataforma é um espaço que disponibiliza informações actualizadas sobre os atractivos turísticos da província, incluindo contactos de agências e operadores, roteiros, eventos e empreendimentos locais.
Em entrevista ao Ikweli, a directora provincial da Cultura e Turismo, Jamila Bicá, revelou que o sector tem recebido feedback positivos de operadores locais, nacionais e da diáspora que procuram ter mais informações para fazer parte da plataforma.
“Estamos a receber um bom feedback, não só a nível da província como nacional e na diáspora de operadores que estão felizes e ligam para saber como podem prestar informações sobre as suas estâncias dai que entendemos que foi estratégico fazermos o lançamento (…) pois entenderam que é uma plataforma que vai beneficiar directamente o sector privado. Sentimos neste feedback que a província começa a despertar a todos os níveis”.
Apesar do feedback positivo, Bicá partilhou que o sector tem estado a promover a página de forma a garantir que todos os operadores tenham os seus serviços expostos na plataforma.
“Não há discriminação, mesmo que não sejam contactados podem inserir serviços actualizados e com qualidade, porque esta página também vai responder os desafios mundiais do turismo relacionados com a digitalização”.
Bicá avança que a plataforma responde todas as reclamações levantadas pelos operadores turísticos em ralação à criação de um espaço aonde os turistas podem ter mais detalhes sobre o local que pretendem visitar.
“A plataforma já está criada e é grátis. Agora o maior desafio está em alimentar a página que é para também ter maior fluxo de turistas. A plataforma não só vai servir para promoção, mas como sector queremos acreditar que vamos ter mais entradas de turistas, vamos ter operadores turísticas com as casas ocupadas, vamos ter o destino com uma dinâmica diferente, porque nenhum turista sai do seu destino sem ter informação sobre a sua viagem”.
A dirigente lembrou que o mundo chama para a necessidade do uso da inteligência artificial com vista a facilitar a pesquisa de um determinado espaço ou local por parte dos turistas.
“E esta plataforma também vai responder a estes desafios. Dai que é preciso ter imagens actualizadas com qualidades de alta resolução que é para também estarmos em condições de participar numa feira onde podemos ver Nampula em realidade virtual”. (Ângela da Fonseca)