Faume Issa começa a trabalhar em prol do desenvolvimento do atletismo na província 

Nampula (IKWELI) – Foi a 1 de Maio em curso, enquanto a cidade de Nampula encontrava-se agitada com os festejos por ocasião do dia internacional do trabalhador, que a Direção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Nampula reuniu-se para ajudar a Associação Provincial de Atletismo a sair da situação conflituosa que se vinha arrastando desde Junho do ano passado.   

Lembre-se, desde Junho do ano passado a Associação Provincial de Atletismo de Nampula (APAN) era dirigida por duas direcções, pois um grupo de apaixonados pelo atletismo, encabeçado por António Mendes, convocou uma Assembleia electiva, na qual Faume Issa Faume, actual coordenador das actividades desportivas no Conselho Municipal de Nampula venceu o referido escrutínio. Foi uma eleição, diga-se, sem o consentimento da direção chefiada por Amílcar Juaniha que ainda estava dentro do mandato.

Por conta disso, a ala de Juaniha não permitiu que tal assembleia que elegeu Faume tivesse a necessária legitimidade, o que fez com que a APAN tivesse duas direções que não se cozinhavam. Em Fevereiro do ano em curso, a direção de Juaniha convocou aquela que seria a legitima Assembleia electiva. Na mesma resultou a sua recondução. Trata-se de um escrutínio em que a ala de Faume não participou pois considerava-se justo presidente da agremiação, e prevaleceram os dois grupos a conduzirem os destinos do atletismo na mais populosa província de Moçambique.

Era uma situação que em nada ajudava para o bem daquela modalidade desportiva. Para reverter o cenário, a Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desportos de Nampula, actualmente dirigida por Pacre Chehane, entrou em acção para mediar o diálogo desportivo envolvendo as duas alas. Das rondas negociais chegou-se ao consenso de que devia ser realizada nova eleição e que, quem saísse vencedor seria, portanto, justo presidente do atletismo na província.

E, no passado dia 1 de Maio corrente, tal votação aconteceu e Faume Issa Faume foi quem levou a “medalha de ouro”, ao derrotar a Amílcar Juaniha. Trata-se de um jogo descrito como sendo limpo, razão pela qual a parte vencida mostrou seu conformismo, pelo menos no local.

Entretanto, volvidas três semanas após a eleição de Faume Issa, ainda não lhe foram entregues as chaves, para além de que nem posse tomou para continuar, com legitimidade, a realização das actividades inerentes a modalidade. Ainda o Ikweli não apurou as motivações de tanta demora. Aliás, a própria nova liderança diz desconhecer as razões.

“A não entrega das chaves, acho que o que está por detrás é mesmo a demora da direção em trazer aquilo que é património da Associação Provincial, a nova direção que foi eleita a 1 de Maio. Para mim, aquilo que aconteceu lá na assembleia electiva, acho que o próprio candidato derrotado já se conformou, parabenizou-me, e não julgo que a posterior poderá acontecer outro barulho, outra perturbação, senão só as pessoas se conformarem porque onde há eleição sempre ganha um e esse derrotado deve-se conformar com o resultado”, entende Faume Issa Faume.

Apesar disso, a liderança de Faume Issa já iniciou com os trabalhos para ganhar tempo. Uma das actividades notáveis, nesta fase inicial, é a limpeza da pista do Estádio 25 de Junho, local que tem acolhido as provas do atletismo na província de Nampula. 

“Nós sempre fizemos o atletismo neste campo, concretamente nesta pista. Então, para nós corrermos sem sobressalto convidamos os atletas para virem apoiar a associação de atletismo na limpeza, uma vez que a direção cessante não nos entregou as chaves, não sabemos o que acontece lá nas contas da associação. Então, temos que vir aqui para nos empenharmos, dar o nosso esforço para podermos limpar a pista porque seremos nós mesmos a correr nesta pista”, disse Faume Issa.  

Igualmente, “neste preciso momento, nós temos alguns projectos ambiciosos, em carteira, que é para tirar o atletismo do anonimato. De Junho do ano passado até então, eu como estava a gerir esta modalidade, mas paralelamente com um outro grupo, mas aquilo que era da competência da Associação Provincial, eu já tirei do anonimato, já fiz o atletismo na comunidade, já levei o atletismo aos distritos, e já massifiquei, no geral, o atletismo nampulense”, gaba-se Faume.

“Então, com o envolvimento dos distritos neste atletismo, eu acredito que é um projecto muito ambicioso. Para além disso, temos em cada último domingo do mês o Correr é Saúde, que é para envolver todos atletas populares, atletas federados e veteranos que é para lutarmos para esta causa, massificação do atletismo Nampulense”, prosseguiu a fonte.

“Para além disso, temos também em carteira, um projecto para construirmos a sede da Associação provincial do atletismo, porque ao nível da província de Nampula, a única associação que tem sede é de Futebol, as outras trabalham nas mãos, os seus gabinetes são móveis, trabalham nas ruas. Então, nós queremos deixar isso, temos garantia que o nosso parceiro vai nos ajudar para erguermos esses escritórios da Associação Provincial que é para as pessoas acreditarem em nós que, realmente o atletismo nampulense já está em boas mãos”, sonha o novo homem forte de atletismo em Nampula. (Constantino Henriques)

Hot this week

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador visita Plano e Finanças com a mensagem de bem-servir, humildade e respeito ao povo

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Topics

Governador de Nampula e jovens de Memba juntam-se em lareira da esperança e paz

Memba (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Cuco alerta vigilância dos moçambicanos contra os terroristas

Nampula (IKWELI) – O cientista político Arsénio Cuco afirma...

Idosos de Meconta clamam por dignidade enquanto denunciam abandono e sofrimento

Nampula (IKWELI) – No distrito de Meconta, concretamente no...

Jovem encontrado morto em circunstâncias misteriosas no Vieira

Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, capital do...

Governador de Nampula reafirma o compromisso de luta cerrada contra a desnutrição crónica

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img