Nampula (IKWELI) – Terminou no último domingo (11) a terceira edição do torneio Axinene, na modalidade de futsal, ao nível da província de Nampula e o Grupo Desportivo Xicomu (GDX) sagrou-se o grande vencedor da competição.
É pela primeira vez que a jovem equipa do GDX conquista o trofeu do torneio Axinenes, prova organizado pelo clube Ferroviário de Nampula. Para alcançar este feito, o Xicomu derrotou na grande final o Ferroviário de Nampula, por 4-1.
Foi uma partida em que o público que acorreu em massa ao pavilhão de desportos de Nampula não se mostrou arrependido, tudo pela entrega e o nível do futsal apresentado pelas duas colectividades.
O Xicomu foi a primeira agremiação a chegar ao golo, mesmo nos instantes iniciais da segunda parte. Bruno, ex – Ferroviário de Nampula, foi o autor do golo que levantou a euforia no pavilhão dos desportos.
Era o começo da quebra de jejum da turma de GDX na conquista daquele tipo de título. A festa permaneceu até quando faltavam cerca de três minutos para o término da partida, altura em que o experiente e inconformado Abdul Cadre expeliu um remate que não deu possibilidade de defesa ao guarda-redes Chawwal. Era o 1-1, resultado que se arrastou até o término do tempo regulamentar.
A vitória histórica do Grupo Desportivo Xicomu foi conseguida no tempo de compensação, onde a equipa do mister Matimula teve o domínio total do jogo. Os golos foram apontados por Salvador, Zira e Nick.
“Era um plano já há muito tempo traçado detalhadamente e hoje materializamos aquilo que não conseguíamos há dois anos, que é quebrar a regra de que o torneio Axinenes tem dono. Nós somos os verdadeiros Axinenes e mostramos em campo, a minha equipa deu tudo, provou que é uma das melhores equipas e estamos prontos para o que vier”, disse Celso, capitão do GDX.
A conquista, de acordo com o capitão Celso, inspira confiança para o resto da época, por isso antevê que todos os títulos desta época desportiva serão conquistados pela turma do GDX.
“Como viram, a equipa está motivada. Este é um ano para levar tudo, já levamos o torneio Axinenes e estamos convictos de que vamos fazer um bom campeonato provincial para podermos levar o campeonato novamente, queremos levar quatro anos consecutivos para mostrarmos que nós somos os verdadeiros Axinenes de Nampula”, precisou o atleta.
Visivelmente triste por não ter conquistado título, Mussa Anrane, atleta do Ferroviário de Nampula, disse que a sua equipa deu o seu melhor, mas que o adversário foi mais esclarecido no momento de decisão.
“Finais são assim mesmo. Eles estão de parabéns, mas também os árbitros não ajudaram, é difícil jogar com arbitragem que escolhe uma equipa, mas foi um bom jogo, não fomos campeões, por isso vamos trabalhar mais, temos o campeonato provincial para a gente reverter a situação, creio que no campeonato seremos campeões”, referiu Anrane.
Para além do jogo entre GDX e Ferroviário de Nampula, as equipas da Padaria Ayaan Fc e Etoile de Guineé, também se bateram duro. Trata-se de um jogo que só foi decidido no prolongamento, por conta do empate de 2-2 do tempo regulamentar.
A partida foi vencida pela turma de Etoile de Guineé por 8-6, com o jovem Nizar a ser principal artista, ao marcar quatro dos oito golos da sua agremiação.
Presente na final do torneio Axinenes, Pacre Chehane, director provincial da Juventude, Emprego e Desporto de Nampula, gostou do que viu e mostrou seu optimismo de que as equipas de futsal de Nampula estão em condições técnicas de competir com as equipas nacionais e, até, internacionais.
“Há que parabenizar a juventude, é visível que a massificação do desporto em Nampula está a chegar, é satisfatório para nós como direção provincial. Estamos satisfeitos com esta iniciativa dos jovens, com este torneio Axinenes ao nível do futsal”, começou por dizer Pacre Chehane.
“O maior objectivo é massificar o desporto na província, por isso estamos aqui para testemunhar um torneio que está a terminar. Eu vi qualidade, vi craques, vi um futuro promissor para a nossa província. Acho que estamos preparados, como província, para disputar qualquer competição nacional até internacional, na modalidade de futsal, por aquilo que vi no campo. Estamos mesmo preparados para competirmos com qualquer equipa”, acredita o timoneiro da Juventude, Emprego e Desporto na mais populosa província de Moçambique.
Quem também está satisfeito pelo nível evolutivo do futsal em Nampula é Gulam Mustafa, presidente da Comissão de futsal naquela parcela moçambicana.
“Esta edição foi muito boa. A cada ano estamos a crescer. Temos o Ferroviário de Nampula que, apesar deste ano estar com um pouco desfalcado, mostrou que está em condições, conseguiu competir com uma das melhores equipas da nossa província (GDX)”, entende Gulam Mustafa.
“Uma coisa que gostei é que as equipas estão a crescer em Nampula, e vimos que no campo o público está em massa, então, isso é um ponto para nós de que o futsal está a crescer”, precisou a fonte. (Constantino Henriques)
