Nampula (IKWELI) – A província de Nampula prevê vacinar na presente campanha de vacinação um total de 149 000 bovinos contra a doença de carbúnculo hemático e, destes, 49 000 irão igualmente tomar a vacina contra carbúnculo sintomático.
Durante o lançamento da campanha na manhã desta quinta-feira (17), o Director provincial de Agricultura e Pesca em Nampula, Manuel Chicamisse, revelou que houve um aumento no número de animais quando comparado com o ano de 2024 e a campanha visa prevenir os mesmos de doenças que venham a interferir no seu desenvolvimento.
“As vacinações obrigatórias são gratuitas, o Estado tem que comprar as vacinas, tem que investir na capacidade dos técnicos para chegar às comunidades, concentrar os animais e geralmente o fazemos onde há tanques e mangas de tratamento para fazer as vacinações. A nível da província, tivemos um aumento no número de animais, sendo que em gado bovino, no ano 2024 estávamos com 136 834 e passamos agora para 149 000 que são os animais que queremos vacinar na totalidade, um crescimento de 9%. Quanto ao caprino, tínhamos 1000 131 em 2024, para 1000 151, um aumento de 2%. O suíno apresenta 249 para 259, um aumento de 4%.”
Sobre a disponibilidade de vacinas para suprir a presente campanha, Chicamisse esclareceu que “o processo de aquisição de vacinas em Moçambique é centralizado, nós recebemos orientação do ministério da Agricultura para iniciarmos o processo do lançamento da campanha, recebemos uma parte do stock, agora temos uma média de 5 000 doses, para igual número de animais.”
Por outro lado, os criadores mostram-se satisfeitos com a campanha e chamam atenção a outros criadores para que adiram a mesma.
“Sou criador de gado há dois anos, eu nunca tive problema porque costumo vacinar, algumas pessoas na minha comunidade não vacinam animais, assim quero apelar pra eles levarem seus animais para vacinar,” comentou Bernardo Mavale.
Juma Raúl, criador que está na actividade desde 2021, lançou um apelo aos outros criadores a “levarem os seus animais para vacinar, porque costumam apanhar doenças.”
Refira-se, que a presente campanha decorre em todo o país e prevê-se, a nível nacional, vacinar perto 2.3 milhões de bovinos contra várias doenças. (Felismina Maposse)