Namialo (IKWELI) – A presidente da Assembleia da República (AR), Margarida Talapa, mostrou-se satisfeita com ritmo com que decorrem as acções de reposição e reconstrução de infraestruturas destruídas pela tempestade tropical severa JUDE, que em março último fustigou a província de Nampula.
Na manhã desta quinta-feira (17), Talapa acompanhada pelos chefes das bancadas parlamentares da FRELIMO, PODEMOS, RENAMO e MDM ,visitou a ponte sobre o rio Monapo na vila de Nampula, onde percorreu o desvio aberto que assegura, actualmente, a transitabilidade de pessoas e bens.
“Esta manhã fomos visitar o trabalho que está sendo pelo nosso governo para a reposição da ponte para garantir a transitabilidade de pessoas e bens. Vimos que há um grande trabalho que está sendo pelo nosso governo, não apenas na recuperação das infraestruturas, mas mesmo na assistência das nossas populações,” disse Talapa quando interagia com famílias vítimas do JUDE, as quais ofereceu bens alimentares na vila de Namialo.
Ainda dirigindo-se a população, a presidente da AR anotou que “viemos a Namialo para podermos apresentar as nossas sentidas condolências às famílias que perderam os seus ente queridos e também apresentarmos a nossa solidariedade como AR”.
Talapa lamentou saber que Nampula sofreu, sobremaneira, drasticamente com o JUDE, tanto é que a comunicação ficou interrompida em vários, tal como “soubemos que passaram algum tempo sem conseguir sair de Namialo para outra margem [do Rio Monapo], sabemos que a população faz machambas em Netia e Nacarôa”.
“Queremos encorajar ao governo do distrito, da província e central para continuar na assistência das nossas populações e na reconstrução das nossas estradas e pontes, porque sem isso não será possível a nossa população criar condições para o seu desenvolvimento”.
Vigilância e inclusão
A presidente da AR, também, elaborou sobre o papel do parlamento na sociedade.
“A nossa missão, como deputados, é representar os interesses da população moçambicana, independentemente das cores partidárias que cada deputado tem. A nossa missão é representar a todos, mesmo aqueles que os seus partidos não estão na Assembleia da República, aprovar leis e políticas que criam mais desenvolvimento da nossa sociedade.
Fazer a fiscalização para ver se aquilo que aprovamos na Assembleia está sendo implementado de acordo com aquilo que nós aprovamos”.
No contexto da violência e extremismo, Talapa apelou a população para “dizer não a violência”, por isso “àqueles que nos enganam para destruir escolas e hospitais, para mais tarde ficarmos sem infraestruturas, vamos dizer não.
Nós como deputados vamos discutir com o governo programas de desenvolvimento”. (Redação)