Nampula (IKWELI) – A tempestade tropical severa JUDE, que fustigou a província de Nampula no mês de março do ano em curso, destruiu severamente um total de 1.202 (mil e duzentas e duas) infra-estruturas do Estado, com destaque para escolas e centros de saúde.
A informação foi partilhada na amanhã desta segunda-feira (14), pelo Secretário de Estado na província de Nampula, Plácido Nerino Pereira, na abertura oficial da IIª Sessão Ordinária da Assembleia Provincial de Nampula.
Pereira disse, ainda, que fora da destruição das infraestruturas do Estado, assim como privadas, JUDE fez, igualmente, 45 (quarenta e cinco) óbitos, deixando inúmeras famílias de luto.
“Gostaria de usar deste nobre momento para actualizar informações actualizadas sobre o ciclone JUDE. Como é do vosso conhecimento, a província foi assolada pelo ciclone JUDE de 9 a 11 de março do ano 2025, caracterizado pelas chuvas e ventos fortes acompanhados de trovoadas e descargas atmosféricas. Estas chuvas causaram transbordo em diversos rios, e consequentemente inundações, tendo os seguintes danos: destruição total de 101.720 (cento e um mil e setecentas e vinte) casas, destruição parcial de 92.925 (noventa e duas mil e novecentas e vinte cinco) casas, destruição de 368 (trezentas e sessenta e oito) casas de culto, destruição total de 1.129 (mil e cento e vinte nove) salas de aulas, destruição de 73 (setenta e três) unidades sanitárias, ferimentos em 112 (cento e doze) pessoas”.
Pereira explicou que vários troços foram destruídos pelo decorrer deste evento climático extremo, como são o caso de Nampula/Anchilo, Namialo/Nacarôa, Nacarôa/Eráti, Monapo/Quixaxe, entre outros.
“As chuvas condicionaram a transitabilidade na estrada regional 699, no troço Naguema/Chocas. A estrada regional 694 entre Ribáuè e Lalaua ficou intransitável, a estrada regional 703 Nacala-à-Velha/Memba ficou intransitável devido ao arrastamento da ponte metálica sobre o rio Nihequere, no troço Memba/Mazua. No troço Rapale/Mecubúri a estrada está condicionada devido ao rompimento, no entanto foi construído um desvio para manter a circulação,” assegurou Pereira.
O representante do governo central em Nampula disse ainda que para responder os impactos causados pelo ciclone JUDE, uma série de acções foram realizadas para garantir a assistência humanitária das vitimas. “Foram assistidas 185.225 (cento e oitenta e cinco mil e duzentas e vinte e cinco) famílias, resgatadas 337 (trezentas e trinta e sete) famílias que se encontravam sitiadas, tendo sido acolhidas no centro de transitório da comunidade Ntete no distrito da Ilha de Moçambique e actualmente reassentados definitivamente”.
Refira-se que esta é a segunda sessão da assembleia provincial, onde se tem em manga discutir o Plano Quinquenal Provincial 2025/2029 e o Plano de Orçamento Provincial 2025, sendo que os membros da assembleia provincial de diversas bancadas, mostraram-se esperançosos que a sessão venha trazer proveitos por entender que os documentos na mesa de discussão representam a base de construção de um futuro mais sólido e próspero para a população. (Malito João)