Pelo menos a pé: Já se atravessa o rio Monapo em Namialo

Nampula (IKWELI) – A reposição da circulação de pessoas e bens nos pontos destruídos pela tempestade tropical severa JUDE, que em março, fustigou a província de Nampula, começa a acontecer gradualmente.

Um dos pontos críticos era a ligação entre os distritos de Meconta e Monapo, concretamente na vila de Namialo, onde a ponte sobre o rio Monapo na estrada nacional número um (N1) ficou destruída, impossibilitando a livre circulação de pessoas e bens para o norte de Moçambique.
O director provincial das Obras Públicas de Nampula, Faquira Massalo, garantiu na abertura da 2ª Sessão Ordinária da Assembleia Provincial de Nampula, que, em Namialo, já se pode atravessar o rio Monapo, seguramente, para os peões.
“Neste momento falta a transitabilidade de viaturas ligeiras, assim como pesadas. Espera-se que ainda hoje seja concluído o trabalho. Decorre o incremento de espessura por aí 20 cm da camada final da superfície da plataforma que está sobre o rio”.
Massalo referiu, igualmente, que, através de trabalho árduo dos empreiteiros, espera-se a conclusão das obras durante os próximos dias.
“Faltam alguns trabalhos de sinalização da via e há necessidade de reforçar mais a estrada. Actualmente a passagem dos peões é um alívio, porque antes a população gastava muito dinheiro para atravessar com as suas mercadorias”.
Enquanto isso, a Administração Nacional de Estradas (ANE), delegação de Nampula, disse que há um trabalho simultâneo em curso de reposição das estradas e reconstrução das pontes destruídas pela tempestade tropical JUDE.
“Tudo está a se fazer para que o trabalho seja célere e, por isso, optamos por uma reparação imediata, entretanto, tudo está sendo feito e na próxima semana teremos a comunicação entre as estradas e porque estamos no período chuvoso e tudo está a se fazer para que haja uma reparação no que tange as vias de acessos,” disse o delegado da ANE, Mateus Espírito Santo. (Nelsa Momade)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img