Pemba (IKWELI) – Um grupo de terroristas bloqueou no último sábado (12) a estrada que liga as aldeias de Nanjua e Muaja, nos distritos de Ancuabe e Montepuez, província de Cabo Delgado, impedindo desta forma a circulação de pessoas e bens e queimando viaturas.
Segundo relatos, os terroristas flagraram um mini ônibus, fazendo refém passageiros, além de 4 cidadãos de nacionalidade chinesa, dois dos quais ainda não foram libertos, enquanto outros puseram-se em fuga.
Na mesma ideia, uma fonte residente no distrito de Ancuabe, sem afirmar a sua identidade, disse que “a situação não está nada boa, minha tia estava a seguir uma viajem a Montepuez, por volta das 14h, por questões fúnebres, dai quando tomamos conhecimento sobre ataques ficamos todos preocupados e depois de horas recebemos informações que ela teria chegado bem, portanto se alguém agendou uma viajem seria bom que cancelasse por esta semana porque a situação não está saudável.”
Enquanto isso, o canal Mozanorte revelou numa publicação divulgada ontem, que “os supostos terroristas cobravam passagens na estrada Muaja-Montepuez e também exigiam resgate por cada passageiro refém”.
Ainda na publicação do Mozanorte é possível ler que a circulação de viaturas foi recuperada após uma posição das FDS [Forças de Defesa e Segurança] intervir. “Até ao momento as viaturas circulam através de uma posição das forças ruandesas ou moçambicanas que garantem escolta até ao distrito de Montepuez”.
Por outro lado, a população do distrito de Ancuabe pede as autoridades competentes a intervencionar com vista a resolver a situação através da garantia da circulação de pessoas e bens, além de garantir a ordem e tranquilidade pública.
“Para quem vai a Montepuez não há passagem para os carros e assim como pessoas porque os terroristas estão a actuar nas matas, até nas estradas. Pedimos para que um grupo de escolta [militares] do governo venha solucionar o problema que estamos a enfrentar para chegar a diferentes pontos da província de Cabo Delgado,” disse uma fonte que preferiu anonimato. (Nelsa Momade)