Nacala (IKWELI) – A cidade de Nacala, na província de Nampula, parou, na última sexta-feira (28) para receber os estadistas de Moçambique Botswana, nomeadamente Daniel Chapo e Duma Boko, que discutiam o reforço das relações económicas e de amizade.
Segundo sabe o Ikweli, a visita de Boko a Moçambique tinha em vista “reforçar e aprofundar os laços históricos de irmandade, amizade, solidariedade e de cooperação política, económica, social e cultural, trocando pontos de vista sobre a situação interna entre os dois países, da África Austral, do continente africano e do mundo em geral”.
Chapo considerou de um marco histórico a visita de Boko, sobretudo tendo em conta os níveis de cooperação entre os dois estados na exploração dos corredores de desenvolvimento, como é o caso do corredor de Limpopo.
“Falamos, igualmente, de turismo entre esses dois países. Como vocês sabem que Botswana tem um turismo de conservação ao nível do nosso continente, mas é um país de interior e nós temos as ilhas e costas extremamente invejáveis, então foi um encontro bastante importante e produtivo e nós vamos ter que trabalhar entre dois países para materializar esses acordos que foram assinados e outros projectos para o desenvolvimento desses dois países”, concluiu o estadista moçambicano.
Por seu turno, Duma Boko, o presidente de Botswana, mostrou-se impressionado com a realidade moçambicana, garantido levar a sério todos compromissos de cooperação.
Os dois governantes visitaram o Porto de Nacala e o Centro de Operações Humanitárias e de Emergência (COHE), com o objectivo de se inteirar do seu funcionamento. (Malito João)