Nampula (IKWELI) – Mais de duas mil famílias foram afectadas, uma pessoa perdeu a vida e nove feridos na província do Niassa, em decorrência da passagem da tempestade tropical severa JUDE que fustigou na última semana as regiões norte e centro do país.
De acordo com dados enviados ao Ikweli, pela delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), Maria Isabel Cavo, na província do Niassa, o ciclone JUDE causou a destruição de 2.688 casas de construção precária tendo afectado 2.735 famílias que corresponde a 11.738 pessoas.
Segundo dados, os destaques vão para os distritos de Marrupa com 1.399 famílias afectadas, seguido de Nipepe com 802 e Cuamba com 351, Mecanhelas.
“A Delegação provincial está a mobilizar recursos junto dos parceiros para responder cabalmente a ocorrência dos eventos extremos e deslocamo-nos aos distritos de Marrupa, Nipepe, e Mecanhelas, para junto do Governo local fazer-se o levantamento de danos e análises das necessidades”.
Na mesma sequência, houve ainda a destruição de 24 salas de aulas tendo afectado 1.676 alunos e 24 professores, foi igualmente destruído um centro de Saúde, um Sistema de Abastecimento de Água e 356 hectares de culturas diversas.
Lê-se ainda que, a nível da província não foram abertos Centros Transitórios, pois, algumas famílias foram acolhidas por vizinhos, familiares e outras estão no processo de reconstrução das suas casas. Entretanto, foram feitas assistência em bens alimentares e não alimentares. (Ângela da Fonseca)