Maior mercado grossista do norte de Moçambique em péssimas condições de higiene e saneamento do meio

Nampula (IKWELI) As condições de higiene e saneamento do meio no mercado grossista do Waresta, o maior do norte de Moçambique, localizada nos arredores da cidade de Nampula, estão cada vez mais degradando-se.

A recolha de resíduos sólidos no local virou uma excepção. De vez em quando a edilidade mando algum camião para tirar o mínimo de lixo.

O Ikweli tem vindo a acompanhar a situação desde sempre, a qual agudizou-se nesta época chuvosa.

O lixo é tanto que invadiu partes do mercado, obrigado os comerciantes a venderem os seus produtos mesmo no asfalto da estrada nacional que ali passa.

Eu vendo amendoim aqui porque não tenho alternativa. O mercado está cheio de lixo, aqui na entrada então não se fala, disse ao Ikweli um vendedor naquele mercado, o qual avança que o município não vem tirar lixo. É mentira quando dizem que costumam a chegar aqui, não é verdade isso.

É triste o que está a acontecer aqui. Eu vendo banana e pera abacate aqui. Tudo anda sujo, ninguém vem tirar o lixo, comenta Belito, que passa o dia no mercado do Waresta comercializando os seus produtos.

O mesmo cenário observa-se na sessão de venda de hortícolas.

Estamos mal aqui. O mercado está sujo, depois temos a cólera e a febre tifoide. Tudo o que vendem na cidade vem de Waresta e as condições são essas que estão a ver aqui. Desabafa a senhora Mariamo, que vende folhas de batata de doce e de feijão nhemba no Waresta.

A não recolha regular de resíduos sólidos está sendo um constrangimento para todos que pretendem ali chegar.

Isso está mesmo mal. Parece que o conselho municipal abandonou este mercado, comenta Alima Adriano, que tem o mercado do Waresta como ponto para pegar o transporte semi-colectivo de passageiros.

Agora é difícil andar aqui. Toda hora tem engarrafamento, porque as pessoas estão a vende na estrada. Atras delas está cheio de lixo, comenta um outro munícipe.

O que diz a edilidade

O Ikweli contactou o vereador do pelouro de Salubridade e Gestão Funerária, Assane Ussene, o qual disse que tem ordenado a recolha de resíduossólidos no mercado do Waresta, o que não constitui verdade, segundo a observação que temos vindo a fazer no local.

Nós tiramos lixo ontem [terça-feira, 18 de março], tiramos lixo essa semana toda. Estamos a fazer trabalho gradualmente, ontem até às 16h estava lá uma máquina, antes de ontem estava lá uma máquina a tirar resíduos sólidos, um pouco lá dentro, e lá fora fizemos isso, narra o vereador, cujas declarações sãodesmentidas pela situação no terreno.

Se no passado a justificação eram as manifestações, a tempestade tropical severa JUDE que assolou a província, incluindo a sua capital, tornou-se a desculpa da actualidade.

A partir do ciclone que houve, houve produção de resíduos acima daquilo que é o normal, muitas árvores caídas, depois houve algum tempo que não era possível retirar o resíduo por causa da chuva. Se for a ver nas grandes lixeiras está cheio de ramos, bananeiras, acácia, felizmente nós não estamos a cobrar, devíamos estar a cobrar o facto de algumas pessoas carregarem as árvores para aquelas lixeiras,porque podiam carregarem as árvores para aquelas lixeiras final, mas nós estamos a fazer porqueentendemos o contexto em que nós estamos.

Ussene está convencido que a edilidade está a trabalhar, o que deixa claro que não visita os pontos em referência, como também não esconde ser sua prioridade satisfazer a cidade cimento. Nós antes de irmos para (Wa) resta temos que limpar toda cidade, as 5h nós estamos em acção, todos os dias a partir das 5h estamos em acção, enquanto também temos meios reduzidos. (Aunício da Silva e Constantino Henriques)

Hot this week

Tio Salim visita seus “sobrinhos” na principal zona de comércio informal da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Violação de regras em Nampula: Obras da edilidade sem placas de identificação

Nampula (IKWELI) – É de praz, nos últimos tempos,...

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Topics

Nampula precisa de 18 milhões de dólares para construção de um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Maputo acolhe debates climáticos em benefício de mulheres e raparigas

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo acolheu na...

Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa...

Malária fez mais de 50 óbitos no primeiro trimestre em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o primeiro trimestre do corrente ano, a malaria...

Chama da Unidade já “ilumina” Nampula

Nampula (IKWELI) - O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img