Nampula (IKWELI) – O Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula aprovou, na sua 2ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (17), a instalação de um sistema de vigilância da febre tifoide, uma doença que, nos últimos tempos, tem ganhado terreno na província.
William Tunzine, porta-voz do CEP de Nampula, disse no fim dos trabalhos que “notamos que há muitos casos aqui em Nampula, houve necessidade de fazer um estudo da origem desses casos. E chegamos a conclusão de que precisamos continuar a trabalhar com os nossos laboratórios para vermos qual é a origem dessa febre tifoide na nossa província”, por isso “vamos estabelecer um sistema de vigilância para padronizar a febre tifoide. Também, vamos produzir dados epidemiológicos fiáveis sobre a circulação da febre tifoide dentro da nossa província”.
Na mesma sessão, quanto a situação epidemiológica da província, foi discutida a situação da malária, pois ela “continua sendo uma doença com elevados números de atendimento nas unidades sanitárias. Só neste ano tivemos o atendimento de 460 mil casos” e que mesmo sendo baixos em relação ao igual período do ano transato, preocupa o CEP de Nampula o facto de o número de óbitos ter subido, registando 20 mortes pela doença.
Quanto a cólera, de janeiro a esta parte do ano, foram registados 608 mil casos, com 20 óbitos.
Tunzine disse que o Programa Quinquenal Provincial (PQP), também, foi discutido e voltou ao enriquecimento de forma que sejam acauteladas questões ligadas aos eventos climáticos extremos que embateram a província.
O mesmo aconteceu com o Plano e Orçamento Provincial (POP), pois, por exemplo, no corrente ano 3 ciclones afectaram o ciclo de planificação normal, ao que a recuperação pelas consequências destes eventos deve constar dos planos.
A 2ª sessa ordinária do CEP de Nampula, também, discutiu o projecto “Show de Talentos” e o programa “Eu Sou Capaz”, bem como o ponto de situação da preparação da campanha de comercialização agrícola 2025, o balanço do processo de matrículas para novos ingressos e distribuição do livro escolar, como também o ponto de situação das construções e equipamentos escolares. (Redação)