Nampula (IKWELI) – Deputados da bancada do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na Assembleia da República (AR), foram recebidos na tarde desta segunda-feira (17) pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, e sensibilizados pelos estragos causados por três eventos climáticos extremos que assolaram a região, prometeram advogar em sede parlamentar a atribuição do maior bolo do orçamento de reconstrução à província.
Fernando Bismarque, chefe da bancada do MDM na AR, disse que o objectivo da visita à província de Nampula era de colher informações e inteirar-se sobre os estragos causados pelos ciclones que atingiram a província.
“Como todos sabem, a província de Nampula foi afectada pelo evento ciclónico JUDE, depois de dois outros ciclones que causaram destruição de infraestruturas, campos de produção, casas, várias comunidades estão isoladas, estradas e pontes destruídas e há troços intransitáveis neste momento, por isso estamos aqui para ver in loco,” disse Bismarque.
A 26 do corrente mês, começa o debate em torno Programa Quinquenal do Governo 2025-2029 e o Plano Económico e Social 2025, por isso, segundo Bismarque, “como deputados, para melhor nos posicionarmos nos debates em tornos destes instrumentos que fiz referência é preciso ter uma fotografia dos problemas que afligem a população na nossa província”.
“Estamos na missão de levar as preocupações da população durante a discussão do orçamento, para ver se a província recebe maior cotação de ponto de vista de recursos para fazer investimento para a reconstrução que se exige, das estradas e pontes mais outras necessidades da população,” anotou Bismarque, que, também, falou da necessidade da construção da estrada que liga Nacala e Eráti, “que seria uma via importante para facilitar as trocas comerciais daquela região, num encurtamento de rota de Nacala a Pemba”.
Outro troço que interessa a bancada do MDM, é o de Ribáuè/Lalaua, que intercederam ao Conselho Executivo Provincial para a sua construção. (Nelsa Momade)