Nampula (IKWELI) – Pelo menos 25 pessoas são dadas como desaparecidas na Ilha de Moçambique, em consequência de um naufrágio ocorrido com uma embarcação de salvamento que resgatava vítimas de um ponto inundado.
A província de Nampula foi fustigada pela tempestade tropical severa JUDE, a qual fez vítimas mortais e destruiu diversas infraestruturas, dentre públicas e privadas, bem como de singulares.
Segundo o administrador daquele distrito, Silvério Nauaito, a embarcação em causa encontrava-se a fazer a sexta viagem de resgate das populações retidas nas zonas de Naguema e Mathapue, quando sofreu um acidente marítimo.
“Ontem foi o início das operações de resgate, estávamos a resgatar as populações de uma zona alagada para uma mais segura e nesse processo de resgate, na sexta viagem, um dos barcos acabou sendo arrastado pela fúria das águas, crianças caíram, outras foram recuperadas através de outros barcos e outras estão a ser recuperadas de forma paulatina.”
Quando questionado se terá havido algum óbito em decorrência deste acidente marítimo, Nauaito esclareceu que “conseguimos resgatar 22 pessoas com vida, incluindo o marinheiro. Temos agora 3 pessoas desaparecidas, mas trabalhos estão a ser efectuados com vista a fazer o resgate.”
Sobre a situação actual pós-ciclone, o administrador da Ilha de Moçambique explicou que o JUDE não destruiu quase nada, porque já estava tudo destruído aquando da passagem do Dikeledi. (Redação)
#ikwelinotíciasdaprovínciadenampula
#jornalikwelinampula
#IkweliMoçambique
Fotografia ilustrativa.