Nampula (IKWELI) – A tempestade tropical JUDE já está a fazer vítimas mortais na província de Nampula e relatos que nos chegam dos distrito de Meconta, Nacala e Moma a população está, praticamente, desesperada.
O Secretário Permanente do distrito de Meconta, Albino Mucuna, confirmou ao Ikweli a morte de uma pessoa e o ferimento de outras 3, incluindo a destruição de diversas infraestruturas públicas e privadas naquela circunscrição.
As missões de apoio e assistência, segundo a nossa fonte, tiveram de ser interrompidas porque ainda chove torrencialmente.
“As nossas vias de acesso estão destruídas, muitas casas estão a cair, assim estávamos no terreno, só que acabamos saindo por causa do mau tempo, então estamos a tentar monitorar através das comunicações, mas neste momento estamos a ter dificuldades, porque não estamos a ter rede.”
Enquanto isso, no distrito de Nacala, o director distrital da Educação, Juventude e Tecnologia, Alexandre Nacutua, confirmou a destruição parcial de 4 escolas.
“Hoje como primeiro dia da passagem do ciclone tropical Jude, acompanhado por ventos fortes e com chuvas moderadas, muitas árvores estão a tombar e nós como sector de educação, temos informações preliminares que houve registo de 4 escolas afectadas, dessas duas sofreram parcialmente, um bloco administrativo e um armazém, mas ainda há destruição de várias infraestruturas públicas e privadas.”
Já em Moma, o Secretário Permanente local, João Zampula, confirmou o registo de um óbito e 18 casas distruidas, durante a passagem do fenômeno natural.
“As nossas vias de acesso estão danificadas devido a passagem do ciclone Jude, me refiro de Moma-sede, via Angoche, Chalaua e outras comunidades, tivemos 18 casas destruídas e tivemos informação de um óbito, mas as equipes estão a fazer levantamentos dos danos causados pelo fenómenos.” (Virgínia Emília)