Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula e família, passaram o Iftar desta segunda-feira (4) com mais de uma centena de fiéis muçulmanos, representando a toda a província, na sua residência oficial.
Cada um dos distritos da província participou com 2 fiéis, os quais juntaram-se outros fiéis da cidade de Nampula.
O Sheik Abdulatif Mussagy considerou o momento de histórico. “É uma data na história, abrir o palácio para receber muçulmanos para o Iftar. Ele é um governador de todos, muçulmanos, cristãos e pagãos”, disse comentando que “só passávamos lá fora e não sabíamos o que tem aqui dentro, só víamos o edifício. Hoje estamos aqui dentro”.
Abdula dirigiu-se àqueles fiéis começando a reconhecer que “à medida que entramos no sagrado mês do Ramadan, renovamos os nossos corações e espíritos num caminho de fé, reflexão e aproximação ao Divino. O jejum que iniciamos não é apenas uma abstinência física, mas um acto profundo de purificação, disciplina e comunhão com Allah”.
“Este é o mês em que o Alcorão foi revelado ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), iluminando a humanidade com orientação e misericórdia. Por isso, o Ramadané um tempo de retorno às Escrituras, de aprofundamento na oração e de renovação da nossa ligação com os ensinamentos divinos. É também um tempo para olhar para o outro e ver nele um irmão, intensificar a prática da caridade e reafirmar o primado do bem, cultivando um coração mais generoso e compassivo”, precisou o governador, reconhecendo que “o jejum ensina-nos paciência, humildade e empatia. Privando-nos do alimento e das necessidades mundanas, fortalecemos a nossa consciência espiritual e desenvolvemos um coração mais atento ao próximo. Não é apenas o corpo que jejua, mas também a alma, que se liberta das distrações e se eleva na recordação de Allah.
Que este mês nos aproxime da misericórdia, do perdão e da luz divina. Que encontremos nele a força para sermos melhores, para cultivar a gratidão e para reforçar os laços de amor e solidariedade com todos à nossa volta”.
“Vamos aproveitar cada dia deste abençoado mês, renovando nossa fé e fortalecendo nossa comunidade. Que Allah nos guie, nos proteja e nos abençoe”, concluiu Eduardo Mariamo Abdula. (Redação)